Captação e retenção de talentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ELOA BELEM

O ATUAL DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES COMTEMPORANEAS: CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

[pic]

Canoas, 2010.

Resumo

O presente artigo abordará as atuais praticas de captação e seleção de pessoas e os mais modernos processos de gestão de benefícios utilizados pelas organizações a fim de captar e reter seus talentos.

Palavras chaves: retenção de talentos, gestãode benefícios, captação e seleção de pessoas.

Abstract

This article will discuss the current practices for attracting and selecting people and the most modern methods of management benefits used by organizations to capture and retain their talent.

Keywords: talent retention, benefits administration, collection and selection of people.

Introdução

Atualmente a retenção detalentos no mercado de trabalho, encontra-se cada vez mais competitiva, tornando-se um processo mais seletivo diante dos surgimentos de novas profissões e perfis em função do avanço tecnológico e da sociedade, com isto cria-se uma defasagem entre a demanda e a oferta de recursos humanos qualificados, principalmente nos países em que a política educacional não consegue acompanhar e atender rapidamente asnovas exigências do mercado de trabalho.

Para Pastore (1998), a tecnologia, o baixo índice de crescimento econômico, o quadro legal institucional que preside as relações do trabalho, políticas comerciais são os fatores mais citados como causas do desemprego e do subemprego, portanto cabe aos profissionais a atribuição de se especializar cada vez mais, mantendo-se atualizado com asexigências do mercado, buscando novos desafios e desenvolvendo-se de maneira a transformar esse crescimento em oportunidade profissional.

O presente artigo visa no crescimento dos profissionais junto com a organização, para que estejam preparadas a reter e os capacitá-los, permitindo que criem um processo de aprendizagem contínuo e inovador, os interagindo com os demais colaboradores e não osrotulando a uma determinada área ou função.

Referencial Teórico

No momento em que o mercado de trabalho passou a ser mais competitivo, o talento passa a ser um diferencial nos processos seletivos. As organizações não estão buscando apenas competências técnicas, estão em busca, sobretudo, dos aspectos qualitativos das pessoas, cada vez mais se exige variedade de estilos, comportamentos equalificações diferenciadas.

As empresas apostam numa nova geração de talentos, que visam oportunidades de crescimentos e comprometimentos e os tornando multiplicadores de idéias inovadoras dentro da organização, não só de metas, mas de reconhecer o seu potencial e capacitando-os e os tornando visível a desenvolver suas habilidades com criatividade e perspectiva de reconhecimento econfiança em seu potencial.

Stewart (1998) afirma que o verdadeiro capital humano são os talentos que se diferenciam e que desenvolvem atividades que agregam valor para a organização. Segundo o autor, são pessoas que desempenham papéis insubstituíveis na organização e que, como indivíduos, também são praticamente insubstituíveis.

Pode-se dizer que talento é a pessoa que traz em suabagagem um conjunto privilegiado de competências, isto é, conhecimentos, habilidades e atitudes, que a diferencia de outros. Existem diferentes tipos de talentos que requerem diferentes combinações de capacidades, relacionadas com o contexto do trabalho e da organização.

Já Mulder (2000) apresenta uma visão sistêmica do termo. Talento é muito mais que conhecimento, para manifestar-se,depende de outros fatores que precisam estar presentes no contexto organizacional. O primeiro é a capacidade (saber e saber fazer), o compromisso (querer fazer) e a ação (poder e conseguir fazer).

Visando apresentar as novas perspectivas para a retenção de talentos nas organizações através melhorias, este artigo abordará a importância da preparação dos processos de seleção e gestão de...
tracking img