Captação de recursos para empresas de sociedade anônima de capital aberto: emissão de ações x debêntures.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA EMPRESAS DE SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO: EMISSÃO DE AÇÕES X DEBÊNTURES.

SÃO PAULO
2011

FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO –
FECAP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA EMPRESAS DE SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO: EMISSÃO DEAÇÕES X DEBÊNTURES.

Trabalho de metodologia cientifica apresentado à Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, como requisito para a obtenção de nota.

Orientador: Prof. Fabrício Lima

São Paulo
2011
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 4
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO 5
2.1 MERCADO DE CAPITAIS 5
2. 2 Como obter o Capital de terceiros 5
2.3 Ações 7
2.4 Risco de Mercado 8
2.5 RiscosOperacionais 8
2.6 Debêntures 9
3. METODOLOGIA 10
3.1 Tipo de Pesquisa 10
3.2 Método de Pesquisa 10
3.3 População de Pesquisa 10
3.4 Procedimento de coleta de dados 10
3.5 Levantamento de Dados 10


1. INTRODUÇÃO
Cada vez mais as empresas necessitam captar recursos para seguirem firme num mercado tão concorrido. Alavancar as vendas e produzir cada vez mais, tem sido pontos importantes para umcrescimento sadio no mercado.
As companhias captam para investir no desenvolvimento do negócio, seja por meio de aquisições, novas plantas, expansão da capacidade ou até abatimento ou barateamento de dívida (FORTUNA; 2009; p. 338).
E como toda empresa possui suas características particulares, saber qual a melhor forma de buscar recursos para investir em sua atividade operacional não é umatarefa nada fácil. Conforme Zatta (2003; p.1), existem diversas formas de captação de recursos por meio das fontes de financiamento que melhor se adequem à atividade da empresa, visto que cada empresa possui características distintas com políticas de financiamento e de investimento adaptadas às suas atividades específicas. Sendo assim, uma análise detalhada é de suma importância para escolher entre asalternativas, a melhor para empresa.
Uma das alternativas de captações mais procuradas pelas companhias é a emissão de ações no mercado. Segundo Oliveira e Lopes (2009, p. 1), o mercado de renda variável com o desenvolvimento da tecnologia, está fornecendo maior liquidez e capacidade de cumprir com suas funções, tornando-se mais dinâmico. Uma segunda opção seria emitir títulos de longo prazo, masconhecidos como debêntures, que segundo Fortuna (2009; p. 326), é um importante instrumento de captação.
Devido a ampla variedade de produtos financeiros disponíveis no mercado para empresas de Sociedade Anônima, resolvemos pesquisar a melhor forma para uma empresa captar recursos para financiar sua atividade operacional. Levantou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual é a melhor forma decaptação de recursos para uma empresa de capital aberto que melhor viabilize o negócio?
O objetivo desse trabalho é mostrar através de evidências, como custo financeiro da captação, burocracia e tempo, quais as diferenças e a viabilidade na captação de recursos por duas formas muito utilizadas no mercado: Oferta pública de ações e a Emissão de debêntures.
Através dos estudos, espera-se, comparar asduas formas escolhidas de pesquisa, e demonstrar qual é mais viável de acordo com a estratégia da companhia considerando retorno e viabilidade.

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 MERCADO DE CAPITAIS

O Mercado de Capitais é o ambiente onde são negociadas as ações e outros títulos de divida de emissão das empresas, por exemplo, debêntures. Fortuna (2009), explica que a principal função do mercado decapitais é propor liquidez aos títulos de emissão das empresas e o processo de capitalização.

2.2 Como obter o Capital de terceiros.

Quando a empresa decide obter o Capital de terceiros para aumentar a sua produtividade, ela passa por um processo intenso de prestação de contas, isso porque, devido a grandes problemas que aconteceram e que abalaram o Mercado de Capitais de todos os...
tracking img