Capsulas gelatinosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CÀPSULAS GELATINOSAS
1. TIPOS
É a forma farmacêutica mais versátil.
Podem ser:
DURAS
MOLES
Existem 8 diferentes tamanhos: #5 a #000.
A capacidade é dependente da densidade e caracteríscasdo pó.

Uma cápsula é uma das diferentes formas farmacêuticas destinadas à veiculação de fármacos. Tem consistência sólida, e é constituída por um invólucro duro ou mole, de forma e capacidadevariáveis, que contém uma quantidade de substância activa que normalmente se usa de uma só vez, por via oral.
* De acordo com a sua composição, método de fabrico e fins terapêuticos, as cápsulasoferecem propriedades particulares. Tendo em conta estes aspectos, várias categorias podem ser distinguidas.
Cápsulas duras

Cápsulas duras . O invólucro é constituído por duas partes cilíndricasabertas numa das extremidades, apresentando fundo hemisférico. As formulações para este tipo de invólucro englobam maioritariamente substâncias como gelatina, glicerina e água, assim como outros adjuvantesque melhoram as características tecnológicas e de conservação da preparação farmacêutica.Este tipo de cápsulas podem conter uma ou mais substâncias activas, geralmente sólidas, pulverulentas ougranulosas. O conteúdo é veiculado com excipientes que conferem consistência e preenchem espaços - diluentes - e promovem o deslizamento do pó ou granulado nas paredes da cápsula - lubrificantes.Oenchimento de cápsulas duras à escala laboratorial ou em farmácias, onde em regra são produzidas pequenas quantidades, pode ser feito de forma manual ou semi-automática. A nível industrial as quantidadesrequeridas são superiores, sendo o enchimento feito de forma automática.2. VANTAGENS * Proteção dos componentes da exposição direta da atmosfera antes da administração e * barreira ao sabor. * Paradoses corretas de drogas por via retal e vaginal é necessário furar a cápsula com * agulha para a penetração dos fluidos aquosos e usar excipientes muito solúveis em água. 3. INCOMPATIBILIDADES...
tracking img