Capslll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÂO

Este estágio tem por finalidade melhorar os padrões de assistência de enfermagem, buscando promover assistência à saúde, através do desenvolvimento das técnicas e dos demais serviços de enfermagem que permitam atingir a qualidade da assistência prestada de acordo com padrões estabelecidos.
A padronização de técnicas de enfermagem com objetivo de proporcionar o bem estar e asegurança do paciente na medida em que esclarece e auxilia a equipe sobre os cuidados básicos de enfermagem, contribuindo para a prevenção de possíveis intercorrências, permite também que haja uma facilitação no processo ensino aprendizado aos acadêmicos (as) de Enfermagem atuando em campo, nos mais diversos procedimentos, como por exemplo, na aplicação do exame físico em enfermagem, cuja técnicadeve ser bem realizada. Tem como método de ensino proporcionar a oportunidade do contato dos acadêmicos com a ENFERMAGEM EM PSIQUIÁTRIA para obtenção de conhecimento dos cuidados.
O acadêmico em enfermagem, cuja percepção deve ser aguçada, começa, com o reconhecimento da instituição, do setor em que este estágio fora realizado. Quando executado de forma tranqüila e sábia, o trabalho tem porconseqüência um bom resultado de satisfação.
A prática de enfermagem requer habilidade, segurança, tomada de decisões e amplo aparato no conhecimento científico. O estágio supervisionado possibilita-nos praticar o conhecimento teórico-científico, visando segurança, bem estar e conforto ao paciente, bem como capacitando o enfermeiro a trabalhar de forma holística. O enfermeiro que atua nesta unidade éresponsável por uma série de atividades, as quais descreveremos juntamente com outras informações.
Este relatório irá explanar as atividades realizadas pela equipe durante período de estágio, a fim de observar a rotina diária de um enfermeiro. Este trabalho acadêmico foi baseado no estágio realizado no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III , correspondente a disciplina de ENFERMAGEM EMPSIQUIÁTRIA, ministrado pelo professor Sérgio Leonardo Gobbi e supervisionado pelo Enfermeiro Denílson Fonseca.
Foram realizadas 16 horas de estágio, de 22/11/11 à 25/11/11, totalizando quatro dias, no período vespertino, com a carga horária de 4 horas por dia, com início às 8h00min. e término às 12h00min.

2. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos de enfermagem umavisão holística dos pacientes dependentes químicos e etilistas, visando a realização de todas as atividades e promovendo um bem estar dos mesmos. E desta forma conseguir correlacionar teoria e prática em atendimento de internação psiquiátrica.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Realizar o relatório de Enfermagem;
* Realizar cuidados de enfermagem nos pacientes integrantes doprograma CAPS III
* Realizar procedimentos de rotina do setor;
* Observar as atividades realizadas no programa, relacionando teoria com a prática;
* Realizar práticas para interação entre os acadêmicos e os pacientes;
* Realizar consulta de enfermagem;
* Observar o papel do enfermeiro no programa.

3. HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

3.1. HISTÓRICO EFUNCIONAMENTO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS III

O CAPS III é um serviço de atenção à Saúde Mental ordenado pela lógica não manicomial cujos dispositivos extra hospitalares são o suporte de um modelo de tratamento onde o eixo é a relação terapeuta-indivíduo, sustentado pelo respeito aos direitos de cidadania.
Esse serviço é um espaço institucional para atendimento a pessoas com sofrimentopsíquico, em unidades de complexidade média, intermediário entre o hospital geral e/ou psiquiátrico, os serviços especializados com atendimento diurno e a atenção básica. No contexto da transformação dos modelos de atenção em saúde mental, o CAPS III, é eminentemente um serviço de emergência, têm como pressupostos básicos e fundamentais a intervenção nas crises e a qualificação da intervenção...
tracking img