Caprinocultura zootecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caprinocultura é parte da que trata do estudo e da criação de caprinos.

Cabra pastando
A cabra foi o primeiro animal a produzir alimentos (leite e carne) domesticado pelo Homem, há cerca de 7.000 anos, servindo também para produzir couro, pêlo e esterco.
A cabra doméstica é a Capra hircus. Silvio Doria de Almeida Ribeiro, citando o Production Yearbook 1994, diz que a população mundial decaprinos é de 609 milhões de cabeças. O leite de cabra é o terceiro mais consumido no mundo, depois do de vaca e do de búfala.
As principais raças caprinas leiteiras do mundo são as Alpinas (Saanen, Parda Alpina, Alpina Americana, Oberhasli, Toggenbourg e outras) e a Anglo-Nubiana. A principal raça caprina produtora de carne é a Boer. No Brasil foram desenvolvidas algumas raças "crioulas": acanindé, a moxotó, a mambrina, repartida e a marota.
-------------------------------------------------
Introdução
Muito se tem falado sobre a caprinocultura de corte nacional, particularmente sobre o seu futuro, pois de seu passado todos reconhecem a importância social, embora raras vezes seja levantado um exemplo de um empreendimento de sucesso. Cabaceiras - PB é hoje conhecida nacionalmente como acidade que mais tem cultivado a caprinocultura é por isso que existe a FESTA DO BODE REI que atrai muitos turistas e criadores de bodes. Com a expansão da raça Boer, o interesse pela caprinocultura de corte tomou proporção jamais vista na caprinocultura de corte mundial e esse efeito pode ser claramente percebido no Brasil. Porém, esse bom esteve em um primeiro momento muito mais associado à vendade animais puros para reprodução do que à produção de carne propriamente dita. Embora essa visão ainda seja a predominante, a cada dia evidencia-se que, para o desenvolvimento sustentável da atividade, muitos outros elementos devem ser adicionados à equação. Fica claro que a atividade só irá prosperar se evoluir como um todo, com os diversos elos da cadeia produtivaparticipando do processo e setratada como um agronegócio, ou seja, com profissionalismo e uma visão empresarial. HAHA
-------------------------------------------------
Situação atual da caprinocultura do Brasil e no mundo
Segundo a FAO (2001), o rebanho mundial de caprinos em 2.000 era de 715.297.550 cabeças, das quais 96% estão em países em desenvolvimento, com apenas 4% nos países desenvolvidos, conforme pode ser observadona Tabela 1. Na mesma tabela é possível verificar que 40 anos atrás o efetivo caprino dos países desenvolvidos era de 31,7 milhões de cabeças, sendo atualmente de 29,1 milhões, o que representa um decréscimo de 9%, enquanto nos países em desenvolvimento esse número era de 315,9 milhões em 1961 e de 686,2 milhões em 2.000, mostrando um aumento de 117%. Atualmente a China é o maior rebanho mundial,com 148,4 milhões de cabeças, o que representa 20% do efetivo mundial. Em seguida vêm a Índia e o Paquistão. O Brasil fica na décima colocação, com um rebanho de 12.600.00 cabeças, cerca de 2% do rebanho mundial.
Com relação à distribuição geográfica do efetivo caprino brasileiro, pelos dados do IBGE (2.001), referentes ao censo agropecuário de 1.996, o quadro apresenta um padrão idêntico aomundial. Considerando-se as regiões Sul e Sudeste como desenvolvidas e Norte, Centro-Oeste e Nordeste como em desenvolvimento, 4% dos caprinos estão no primeiro grupo e 96% no segundo. Vale ressaltar que 94% do rebanho nacional está na região Nordeste, onde prevalecem condições edafo-climáticas desfavoráveis. Nessa situação os caprinos assumem uma grande importância social, pois chegam a ser a únicafonte de renda em determinadas circunstâncias e deles depende a sobrevivência de muitos nordestinos. Porém, talvez até mesmo associado a esse papel,mesmo no Nordeste raras vezes a caprinocultura é vista como uma atividade empresarial e é freqüentemente considerada uma atividade marginal, e não uma atividade pecuária de grande potencial econômico.
O próprio nordestino, criador de "bode",...
tracking img