Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os golpes de capoeira podem ser divididos em golpes de linha e golpes rodados, entretanto também podem ser divididos em golpes traumatizantes e desequilibrantes. Lembrando que os nomes dos golpespodem se alterar de região para região. Um mesmo golpe pode ter outro nome em outro lugar, ou um mesmo nome pode significar um golpe em um lugar e outro golpe diferente em outro lugar/região.
Osgolpes traumatizantes são golpes ofensivos, golpes que podem causar danos ao adversário. Apesar de a maioria das vezes, em rodas ou treinamento o dano não é desejado, então o golpe fica apenas para incentivara esquiva do adversário.
* 4 Armada ou meia-lua de costas: a armada aplica-se estando em pé. Através de um movimento de rotação, um pé fica firme ao chão enquanto o outro sobe varrendo ahorizontal atingindo o adversário com a parte externa do pé.
* 5 Arpão: golpe no qual derruba o adversário como uma arpa.
*
* 6 Godeme: golpe aplicado com a mão fechada (soco) contra o narize/ou boca do oponente.
*
* 7 Chapa ou chapa de chão: coice aplicado com uma das pernas, estando em posição de rolê (com as duas mãos e pés ao chão, com o corpo virado para o chão e as costaspara cima).
*
* 8 Chibata: estando na posição de início ou término do aú, o aplicante bate com o pé que está no alto, batendo com o peito do pé e girando para voltar à base de ginga.
** 9 Corta Eucalipto: golpe caracterizado pela neocapoeira como o mais potente. Aproxima-se do oponente, vira-se tronco e braços e salta. Quando está no ar, contrai-se as pernas como uma tesoura a serusada na perna ou na cabeça do adversário.
*
* 10 Cotovelada: golpe com o cotovelo em qualquer parte do corpo do adversário.
*
* 11 Escorão, pisão, chapa, ou chapa de frente:aplica-se em pé distendendo a perna de trás em movimento de coice acertando o adversário com a planta do pé. Este golpe pode visar empurrar (derrubando) o adversário o traumatizá-lo.
*
* 12...
tracking img