Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CULTURA
CAPOEIRA, ARTE BRASILEIRA

Em meados do séc. XVI foram trazidos os primeiros escravos da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros chamados de “tumbeiros”, amontoados como coisas, muitos africanos morriam em razão dos maus tratos, doenças e ferimentos, causados pelas condições desumanas a que eram submetidos.

Chegando ao Brasil, eram vendidos econduzidos até as fazendas para executarem diversos serviços, entre eles os das lavouras de café e cana. Após o trabalho eram conduzidos às senzalas onde dormiam e praticavam a dança da zebra, uma dança tradicional utilizada para comemorar a caça bem sucedida na África.

Com o passar do tempo, perceberam que se utilizassem golpes ofensivos agregados às técnicas da dança, teriam um meio de defesa.Assim surgiu a arte marcial afro brasileira, criada por africanos no Brasil.

O local mais utilizado para a prática da luta fora das senzalas, era em matos rasos denominados capoeira, daí surgiu seu nome.

Os capoeiristas começaram utilizar dos conhecimentos e da força que conquistaram para se rebelar contra seus feitores e fugirem das fazendas e senzalas, formando cidades chamadas de quilombo, eentre eles o mais famoso foi o dos Palmares, liderado por Zumbi.

Acredita-se que foi assim o início da capoeira, a partir das senzalas, das fugas para os quilombos e para se defenderem, fazendo do próprio corpo uma arma. Não existem indicações de que a Capoeira tenha se desenvolvido em qualquer outra parte do mundo. Também não existem relatos históricos a respeito da capoeira nos séculos XVI aXVIII. Sendo difícil reconstruir o processo que levou a capoeira do campo à cidade.

Em 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea e libertou legalmente os negros, que a partir daí não seriam mais tratados como escravos, mas sim como negros libertos.

No ano de 1889, nasce Vicente Ferreira Pastinha, o primeiro brasileiro a aprender a capoeira de angola, chamada assim em homenagem à cidade deAngola na África e foi o primeiro estilo a ser praticado no Brasil e ensinado a Pastinha por um negro liberto chamado Benedito.

Com a chegada da República, nesse mesmo ano, o Marechal Deodoro da Fonseca, pressionado pela crescente onda de criminalidade, inicia uma campanha de combate à capoeira.  Em 11 de outubro de 1890 foi promulgada a lei nº 487, de autoria de Sampaio Ferraz, proibia aprática da capoeira e previa pena de 2 a 6 meses de trabalho forçado na ilha de Fernando de Noronha.  No artigo 402, lia-se: "Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação de capoeiragem; andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ouincutindo temor de algum mal. Pena - prisão celular de dois a seis meses. Parágrafo único: é considerada circunstância agravante

Quando a policia chegava ao local que tinha uma roda capoeira, era tocado um ritmo chamado cavalaria no berimbau, todos saíam correndo, e quando procuravam por alguém nunca os encontrava pelo nome, por isso surgiram os apelidos como forma de disfarce.

Dez anos depoisnasce Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, criador do estilo regional, uma mistura de capoeira de angola com golpes de outras lutas, dentre elas o batuque, uma luta de balões e cabeçadas que aprendera com seu pai.

Na década 30, em 1932 quando Mestre Bimba tira a capoeira das ruas e a coloca nas academias, onde os ensinamentos são aprimorados e as exibições começam a ser vistas por camadassociais superiores, a história da capoeira passa por transformações profundas. A classe média e a burguesia correm para as academias, a princípio para assistir e depois para aprender e praticar. Daí, a nove de julho de 1937 o governo oficializa a capoeira dando a Mestre Bimba um registro para sua academia, a primeira do Brasil.

Antes, uma atividade praticada quase que exclusivamente por...
tracking img