Capoeira e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
Entre o século XV e o século XXI muita coisa se modificou na Capoeira. De forma de autodefesa dos escravos passou a ser uma identidade cultural para o Brasil e principalmente para o estado da Bahia.
Neste trabalho vamos abordar o caráter de inclusão social da Capoeira iniciada pelo Mestre Bimba a frente da Capoeira Regional em 1930 que transformou a forma de visualizar a capoeira,deixando de ser caracterizada por luta dos “marginalizados”, para ser uma arte sentida por poucos e apreciada pelo mundo, trabalhando principalmente conceitos éticos, disciplina e respeito, tornando a capoeira um dos principais meios de inclusão sócio-educativa, e entendendo a capoeira como expressão corporal, um instrumento sócio-educativo na prática de cidadania e solidariedade, trazendo comobenefício essencial o bem estar bio-psico-social.

2 Desenvolvimento
2.1 Definição
Segundo Heidi Strecker (2010) a Capoeira é ao mesmo tempo uma luta e uma arte. Também definida como "expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música... caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos,elementos de acrobacia e golpes desferidos com bastões e facões". (1)
De acordo com Aurélio (2010) a palavra Capoeira significa "Jogo atlético”, ou “luta”, de origem africana, em que os participantes, armados ou não de faca, pau, navalha, disputam com extrema agilidade, servindo-se especialmente das pernas."Também entendemos como capoeira é originária do tupi "mato ralo" referindo-se às áreas de matarasteira do interior do Brasil.(2)
Assim podemos concluir que a Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira, que se baseia em elementos culturais brasileiros e africanos, utilizando movimentos ágeis unindo a "arte de lutar dentro da dança e a de dançar dentro da luta" .

2.2 Origem da Capoeira
Durante o século XVI, o Brasil foi o maior receptador da migração de escravos da ÁfricaOcidental (Iorubá, Daomé, Malesi, Hausa, Banto, Angola, Congo, e Moçambique), com 42% de todos os escravos enviados por Portugal, trazendo consigo suas tradições culturais e religião.
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, por serem alvos de castigos dos senhores de engenho (fazendas emque se produzia o de açúcar).
Como os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros
A capoeira era praticada anoite nas senzalas, onde os escravos eram mantidos acorrentados pelos braços, explicando assim o fato de a maioria dos golpes ser deferida com os pés. Também foi treinada nos Quilombos, onde era treinada e tinha finalidade de defesa contra os ataques de tropas coloniais.
Existem registros de prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife. Porém até 1930,a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva, sendo sua prática duramente reprimida. Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas e em Recife, onde, segundo alguns, a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida como o passo. (1)
Em 1930, umimportante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou-a em esporte nacional brasileiro.


2.3 Estilos de Capoeira
Os principais estilos de capoeira são:
2.3.1 Capoeira de Angola

A designação "Angola" aparece com os negros que vinham para o Brasil oriundos da África, embarcados no...
tracking img