CAPOEIRA E BOXE POTIFOLIO

422 palavras 2 páginas
andré ramão RA 1151067

UNIDADE PESQUISADA 3 e 4 12ª SEMANA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina Lutas para o prof. Anderson Vasconcelos Soares.

CAMPO GRANDE
2014
CAPOEIRA E BOXE

1-Por que e como a Capoeira e o Boxe podem ser utilizados para desenvolver a pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo?
A Capoeira e o Boxe são de suma importância para o ensino aprendizado do aluno, além de serem esportes que incentivam os alunos a participarem mais das atividades, ajudam á conhecer um pouco mais sobre cada um desses esportes. Como sua origem, seus movimentos, para que realmente serve suas culturas entre outros. Para desenvolver a pluralidade com um todo no caso do Boxe podemos usufruir de filmes nas aulas de Educação Física, é uma atividade que deve ser valorizada, pois ajuda no ensino aprendizado do aluno. Podemos citar alguns aproveitamentos com essas aulas como: incentiva o debate e reflexões, os vídeos podem sintetizar muito conteúdo em pouco tempo e substituir com vantagens, aulas expositivas e textos escritos. Essas atividades devem ser aplicadas de acordo com a faixa etária de cada turma. No caso da Capoeira podemos trabalhar a atividade capitão do mato e escravo, que foi uma adaptação da brincadeira policia e ladrão vivenciada pelos os escravos. Essa atividade tem por objetivo reviver a historia da comunidade negra, que durante a escravidão se organizou acabando com o sistema escravista devido à fuga dos escravos.

2- Por que e como a Capoeira e o Boxe podem favorecer a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais?
Já sabemos que qualquer tipo de esporte nos favorece entre pessoas e entre grupos sociais, desde que se trabalhe com respeito mútuo e individual, sempre considerando o limite de cada um.

Relacionados