Capitulo: Mulheres da Companhia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOCIOLOGIA

Capítulo: 19 - MULHERES DA COMPANHIA
Título: COLARINHO ROSA
Tema: O CRESCIMENTO DA PRESENÇA DA MULHER NA EMPRESA

Importância do tema: As mulheres sofreram muitadificuldade para alcançar cargos importantes no mercado de trabalho, superou vários preconceitos

Até a década de 60, as imagens de sucesso sempre refletiram modelos masculinos. Mulheres de empresasignificavam usualmente esposa, de quem se esperava que fosse leal ao esposo e desse todo o apoio a ele, sem mostrar interesse demais na política do escritório. As poucas mulheres que se arriscavam a entrar nomercado de trabalho eram consideradas como aquelas que não conseguiram casar, ou que precisavam de dinheiro.

No final dos anos 60, deu-se início ao movimento feminista de libertação, no qual asmulheres buscavam liberdade sexual e auto-realização. Assim, criou-se um ambiente empresarial que abria novas oportunidades para as mulheres. Seus primeiros passos dentro das empresas foram no papel derecepcionista, secretárias e assistentes, além de serem largamente requisitadas nas empresas que vendiam para o público feminino, principalmente na área de publicidade. No entanto, em grande parte doscasos, essa abertura do mercado de trabalho para as mulheres refletia apenas novos títulos (como uma secretária rebatizada de “gerente de escritório”), e não gerava oportunidades iguais, nem sinaisde promoções.

Nos anos 80, uma nova geração feminina já tinha adquirido um importante espaço nas empresas, o que possibilitou um aumento na disputa de cargos com os homens. Em face disso, asmulheres fizeram progresso em direção ao topo.

As maiores chances de progresso eram em organizações planas, onde não havia hierarquia formal, ou em empresas pequenas e flexíveis. Nessas estruturas maisabertas, nas quais a parceria e a discussão davam espaço a novas idéias e novos estilos de gestão, e onde o desempenho dos funcionários não era medido pelo sexo, e sim por sua atuação, criou-se uma...
tracking img