Capitulo laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo Laranja: a hora da digestão
Os códigos primários interferem nos terciários
Os códigos bioquímicos alteram o estado de recepção das cores e induzem a determinadas interpretações simbólicas.Ex: o preto carrega o medo da morte, característica cultural do homem. Outro tipo de exemplo mais radical é um pintor perder a capacidade de ver as cores em um acidente que lhe provocara danosneurológicos, inicialmente seu mundo era cheio de significância cromática com o passar do tempo o pintor perderia a capacidade de criar cores, imaginar e sonhar.
Os códigos secundários interferem nosprimários.
Através de agrupamento de cores podemos produzir determinados efeitos sobre o receptor. Como por exemplo: utilizar uma combinação de cores saturadas e complementares lado a lado, como o vermelhoe o cyan, podemos provocar uma reação de vibração e flutuação das cores na retina. Outro tipo de exemplo é como conseguimos perceber o vermelho para interdição e o verde para permissão em um sinal detransito. Por convenção dos códigos secundários conseguimos identificar mesmo que as cores estivessem desgastadas, ou seja, mesmo que estivessem em tons alaranjados ou tom azulado.
Os códigossecundários interferem nos terciários.
Na utilização de escalas cromáticas, podemos provocar a alteração da polaridade dos códigos terciários, ou seja, na sua representação geométrica uma por pode deixarde ser oposta a outra cor e passar a ser a cor oposta a uma terceira, interferindo na construção do significado simbólico. Um exemplo é o branco significando conservadorismo na política e o vermelhorevolucionismo. Assim como a divisão social na cidade de Porto Alegre entre as torcidas de futebol do internacional (torcida vermelha) e do grêmio (torcida azul), fazendo surgir uma divisão sintagmáticadiferente, como por exemplo o gremista trocar a roupa do papai Noel para azul ao invés de vermelho.
Os códigos terciários interferem nos primários.
O repertório das informações transmitidas...
tracking img