Capitulo 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INE 7002 - Planejamento de Pesquisa

1

6. PLANEJAMENTO DE PESQUISA
Este Capítulo procura mostrar os passos necessários para o planejamento de uma pesquisa estatística quantitativa: o estabelecimento de objetivos, delineamento, definição da população, decisão por censo ou amostragem (com detalhes sobre esta última no Capítulo 7), e elaboração do instrumento de pesquisa. Alguns dos conceitosforam vistos rapidamente no Capítulo 1, e serão retomados onde for apropriado. No planejamento, execução e análise dos resultados de uma pesquisa estatística quantitativa entrelaçam-se a metodologia da área de estudo (de interesse da pesquisa) e a própria metodologia estatística. Lembre-se de que a pesquisa foi motivada por uma "pergunta do mundo real", e que os métodos estatísticos auxiliam aresponder tal pergunta.

6.1 - Estabelecimento de objetivos
O primeiro passo em qualquer tipo de pesquisa é a definição cuidadosa dos seus objetivos, que estão diretamente relacionados ao "problema da pesquisa". Há dois tipos de objetivos: o geral e os específicos. A pesquisa pode ter APENAS um objetivo geral. Este objetivo inclui o propósito que motivou a pesquisa, e a sua justificativa erelevância. As características que precisam ser pesquisadas para permitir a consecução do objetivo geral são os objetivos específicos,. As pesquisas podem ser projetados para medir1: - Atitudes: a atitude é uma orientação positiva ou negativa em relação a um objeto (no sentido amplo de "alvo de interesse"), podendo essa orientação ser forte ou fraca. - Preferências: são baseadas em comparações de atitudesem relação a diferentes objetos. - Crenças: são opiniões acerca do estado objetivo do mundo. Aquilo em que as pessoas crêem pode ser verdadeiro ou não, mas geralmente o que interessa aqui é o que a pessoa pensa ser verdadeiro. - Comportamento: é o conjunto efetivo de ações em relação a um determinado objeto. Embora a atitude possa ser negativa ou desfavorável, o comportamento poderá serfavorável, pois é em grande parte ditado por convenções sociais, podendo diferir de forma substancial da atitude real (é muito comum que atitudes, preferências, crenças e comportamento sejam medidos através de escalas, que serão explicadas posteriormente). - Previsões: mapeamento de previsões sobre o futuro. Na verdade, as previsões são um tipo particular de crença - crença sobre o comportamento do futuro.A previsão pode ser certa ou errada, mas o que normalmente interessa é aquilo que o público acredita acerca do futuro. - Fatos: indagações sobre fatos da vida das pessoas ou das instituições. Nestes casos, a verdade é importante. Claro está que as pessoas podem tomar erroneamente uma crença como fato verdadeiro. - Resultados de experimentos Vamos imaginar que o CRA está interessado em avaliar asatisfação dos alunos de administração em SC em relação a seus cursos.

1

MOREIRA, Daniel Augusto. Levantamentos Amostrais - Mestrado em Administração de Empresas - FECAP- SP.

INE 7002 - Planejamento de Pesquisa

2

Exemplo 6.1 - Objetivo geral: avaliar a satisfação dos acadêmicos de administração do estado de SC em relação aos seus respectivos cursos. O propósito do CRA é buscarelementos que indiquem as causas de problemas, e portanto auxiliar na sua solução. A pesquisa é relevante pois poderá obter informações úteis para a melhoria da qualidade dos cursos de administração. Tal melhoria certamente motivará mais os atuais e futuros acadêmicos, propiciando-lhes uma formação mais adequada e abrindo-lhes mais oportunidades. Para a sociedade como um todo o efeito seria extremamentebenéfico, por contribuir para a formação de quadros mais qualificados Objetivos específicos: a) Avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos com o corpo docente dos seus cursos. b) Avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos com o currículo dos seus cursos. c) Avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos com a infra-estrutura dos seus cursos (salas, bibliotecas, laboratórios, ventilação,...
tracking img