Capitulo 6 - atividade final geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Atividade final | Síntese e compreensão

1. Leia o texto.
Artigo 1º – Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas (terras do Estado) por outro título que não seja o de compra. Excetuam-se as terras situadas nos limites do Império com países estrangeiros em uma zona de 10 léguas, as quais poderão ser concedidas gratuitamente.
Artigo 2º Os que se apossarem de terras devolutas ou dealheias, e nelas derrubarem matos ou lhes puserem fogo, serão obrigados a despejo, (...), e de mais sofrerão a pena de dois a seis meses de prisão e multa de cem mil réis, além da satisfação do dano causado (...).
a) Esses artigos fazem parte da Lei de Terras, de 1850. Pesquise mais sobre essa lei, pergunte ao professor de Historia e explique o objetivo e as consequências dela.
Res.: Oobjetivo era impedir a distribuição de terras ao assegurar o domínio dos latifundiários sobre a propriedade da terra (precisamente naquele momento de transição do trabalho escravo para o trabalho livre, principalmente de imigrantes), garantindo que a mão de obra livre estaria disponível para trabalhar nas grandes fazendas. Uma das suas principais consequências foi à abolição da escravidão.

b) Porque razão as terras situadas nos limites do Império com países estrangeiros, em uma zona de dez léguas, eram concedidas gratuitamente?

2. Analise a tabela e responda ás questões.
a) De que forma a estrutura fundiária brasileira está organizada? Justifique sua resposta com dados da tabela.

Res.: A estrutura fundiária é concentradora, pouca gente com muita terra e muita gente sem terrapara trabalhar. Além disso, prevalecem imensas propriedades, os latifúndios, que muitas vezes permanecem improdutivos, sem cumprir nenhuma função social. Justificativa: Menos de 10 há – 7 798 607; Mais de 1000 há – 146 553 218

b) Quais as consequências sociais e econômicas dessa organização fundiária?
Res.: A má distribuição das terras é consequência de um processo histórico que se iniciacom a colonização e vem percorrendo caminhos diversos até produzir os atuais problemas que observamos em nosso cotidiano.  A violência no campo, principalmente a dos massacres de posseiros, trabalhadores sem terra e índios, é uma consequência direta desta história de concentração de terras.

3. Leia e analise os textos.
Texto 1:
Ruralistas de Presidente Prudente reagem contra invasõesEntidades ruralistas reuniram 2 mil pessoas ontem, em Presidente Prudente, no Pontal do Paranapanema, para protestar contra as invasões de fazendas pelos sem-terra e exigir que o governo cumpra as leis que garantem o direito de propriedade.
(...)
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, informou ontem que reconhece o protesto da UDR, como uma manifestação legítima. Mas não vaipolemizar com a entidade, por não ver razão para o aumento das tensões no campo, justo agora que, como acredita, a reforna agrária começou a deslanchar. “Respeitamos qualquer manifestação seja de trabalhadores, ruralistas, seja de agricultores. Só não há espaço neste governo para atos ilegais.”
Texto 2:
MST realiza ações em 11 estados em jornada por reforma agrária
O MST (Movimento dos TrabalhadoresRurais Sem Terra) realiza desde segunda-feira ações em 11 estados: ocupou superintendências do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) em nove e realiza marchas no Rio Grande do Sul e no Paraná. O MST exige o assentamento das 140 mil famílias acampadas e um programa de agroindústria para assentados.
As ações integram a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, realizada emtorno do Dia do Trabalhador Rural, nesta sexta-feira (25). O MST diz que objetivo é protestar contra a lentidão do governo Lula no processo de criação de assentamentos, as promessas não cumpridas e a prioridade do governo ao modelo do agronegócio.
(...)
Com base na leitura e na comparação desses textos e no que aprendeu neste capitulo, responda as questões.
Se necessário, retorne e consulte...
tracking img