Capitulo 3 – o estado e as empresas estatais o desenvolvimento econômico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:

Matéria: Gestão eEconomia no setor público.
Questões: Capitulo 3 – O Estado e as Empresas Estatais o Desenvolvimento Econômico


1-Normalmente o modelo de comando e a existência do Estado como empresário é comumem países socialistas. Explique a razão do porque da intervenção do Estado na economia nos seguintes períodos: antes da Década de 1930; Durante a Década de 1930; Entre os anos de 1940 e 1950; Entreos anos 1960 e 1970.


Antes da década de 1930: Até o século XVIII, a intervenção estatal era mínima, tendo em vista a falta de interesse de Portuga pelo Brasil até o século XVIII. A situaçãomodificou-se com a descoberta de ouro no século XVIII, quando a metrópole passou a controlar mais de peto a colônia.
Com a vinda da corte portuguesa par o Brasil, aumentou o interesse nodesenvolvimento da colônia. Dentre as principais ações estatais no inicio do século XIX, destacou-se a fundação do primeiro Banco do Brasil, em 1808.
A principal atividade econômica na época era aagricultura. Os principais objetivos do governo eram a expansão da atividade agrícola; a preservação de boas relações com o capital estrangeiro; e a estabilidade econômica. Apesar do processo de industrializaçãoainda não ser uma prioridade da política econômica, já havia a adoção de tarifas de importação com o objetivo de proteger a produção manufatureira local.
Durante a década de 1930: Aindustrialização converteu-se crescentemente em uma preocupação e uma prioridade das autoridades. Os entraves às transações comerciais com o exterior, principalmente no que diz respeito às importações, resultanteda guerra e da depressão dos anos 1930, foram um importante impulso à industrialização.
Neste período, a União assumiu a responsabilidade, anteriormente do estados, pela sustentação dos preços...
tracking img