Capitulo 3 - apf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O propósito
A medição de tamanho funcional através da contagem por pontos de função é realizada para que se possa encontrar e fornecer uma resposta para um determinado problema de negócio, e é este problema que vai determinar o propósito da contagem.
Como existem somente três tipos de contagem por pontos de função definir o propósito da contagem se torna importante, pois é através dele que sedetermina qual o tipo de contagem de pontos de função e qual o escopo da contagem que deve ser usada para conseguir uma resposta para determinado problema de negócio. (CAMPOS, 2011)
Podemos definir o tipo de contagem da seguinte maneira:
* Se o propósito da contagem é obter o tamanho para ajudar a dimensionar o esforço necessário para construir uma aplicação o tipo de contagem vai ser um“projeto de desenvolvimento”.
* Porem se o propósito da contagem é obter o tamanho para ajudar a dimensionar o esforço necessário para construir funcionalidades que vão ser inseridas numa aplicação existente o tipo de contagem neste caso será um “projeto de melhoria”.
* Agora se o propósito da contagem é obter o tamanho para ajudar a dimensionar o valor de uma aplicação existente o tipo decontagem vai ser “aplicação”.
Identificar o propósito da contagem pode parecer irrelevante, mas é uma atividade simples com enorme impacto no tamanho da contagem a ser realizado e de suma importância para uma contagem mais eficaz e correta.
O escopo da contagem
O escopo ira definir quais os requisitos funcionais que devera ser incluído na contagem por pontos de função, é no escopo também que seráestipulado se a contagem ira se referir a um ou mais sistemas ou somente a parte de um sistema. Assim o escopo da contagem pode abranger todas as funcionalidades do sistema, somente algumas funcionalidades específicas ou apenas as funcionalidades efetivamente usadas pelo usuário. (VAZQUEZ, 2005)
O escopo é definido pelo propósito e é ele também que fornece as respostas que são relevantes aoproblema de negócio.
A fronteira da aplicação
A fronteira da aplicação é definida estabelecendo um limite lógico entre a aplicação que esta sendo contada, os usuários e as demais aplicações. (IFPUG, 2010)
Na fronteira os dados processados pelas transações (EEs, SEs e CEs) passam para dentro e para fora da aplicação. Ela envolve os dados mantidos pela aplicação (ALIs) e auxilia na identificação dosdados que não são mantidos pela aplicação (AIEs).
A fronteira depende somente da visão externa do negocio do usuário, sendo assim determinado com base nessa visão. O posicionamento da fronteira pode ser subjetivo, é comum ter uma dificuldade na hora de delinear onde termina uma aplicação e começa outra, por isso devem-se sempre delinear a fronteira de uma perspectiva de negocio, em vez de se basearem considerações técnicas. (VAZQUEZ, 2005)
O posicionamento da fronteira é importante, pois impacta de forma direta no resultado da medição de tamanho funcional. (VAZQUEZ, 2005)
Deve se atentar a algumas regras da fronteira como:
A fronteira é determinada de acordo com a visão do usuário, deve-se focar no que o usuário pode entender e descrever.
A fronteira entre as aplicações que estãorelacionadas deve ser baseada nas áreas funcionais como pode ser vista pelo usuário, e jamais em considerações técnicas.
A fronteira já estabelecida para a aplicação ou que esteja sendo modificada não é influenciada pelo escopo da contagem.
Como pode haver mais de uma aplicação incluída no escopo de contagem, múltiplas fronteiras da aplicação devem ser identificadas.
Quando a fronteira não esta bemdefinida (como no inicio da analise), ela devera ser posicionado da forma mais exata possível.
Procedimentos do escopo da contagem e da fronteira da aplicação
Quando se for da inicio a uma medição de tamanho funcional, devem se seguir os passos abaixo.

Segundo Vazquez (Vazquez, 2005), existem algumas dicas que podem auxiliar na identificação da fronteira da aplicação, tais como:
*...
tracking img