Capitulo 2- para entender a terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monte Everest, no Nepal, a mais alta montanha (Michael C. Klesius/National Geographic/Getty

do mundo, visto a partir de Kala Pattar. Images]

'0 que agora está provado foi uma vez apenas imaginado."
WILLIAM BLAKE

A descoberta da tectônica de placas 47
tente da Terra - é fragmentada em cerca de 12 - camada convergem rígida e resisquea deslizam, mais externa, ou se separam umas emrelação às outras à medida que se movem sobre Velocidade das placas e história dos a astenosfera, menos resistente e dúctil. As placas são movimentos 58 criadas onde se separam e recicladas onde convergem, em A grande reconstrução 64 um processo contínuo de criação e destruição. Os continentes, encravados na litosfera, migram junto com as plaConvecção do manto: o mecanismo cas em movimento. A teoria datectônica de placas desmotor da tectônica de placas 68 creve o movimento das placas e as forças atuantes entre elas. Explica também a distribuição de muitas feições A teoria da tectônica de placas e o geológicas de grandes proporções que resultam do movimétodo científico 71 mento ao longo dos limites de placa, como: cadeias de montanhas, associações de rochas, estruturas no fundo do mar, vulcões eterremotos. A tectônica de placas fornece uma base conceitual para grande parte deste livro e, na verdade, também da Geologia.

O mosaico de placas 51

Alitosfera placas,

Este capítulo apresentará a teoria da tectônica de placas e examinará como as forças que controlam o movimento das placas estão relacionadas com o sistema de convecção do manto.

Ii-~~~;-'
J~~escoberta da tectônica deplacas
Na década de 1960, uma grande revolução no pensamento sacudiu o mundo da Geologia. Por quase 200 anos, os geólogos desenvolveram diversas teorias tectônicas (do grego tekton, "construtor") - o termo geral que eles usaram para descrever a formação de montanhas, o vulcanismo e outros processos que formam feições geológicas na superfície da Terra. No entanto, até a descoberta da tectônica deplacas, nenhuma teoria conseguia, isoladamente, explicar de modo satisfatório toda a variedade de processos geológicos. A tectônica de placas não é apenas abrangente, mas também elegante: muitas observações podem ser explicadas por alguns poucos princípios simples. Na história da ciência, as teorias simples que explicam muitas observações geralmente se

48

Para Entender

a Terra

mostrammais duradouras. A Física teve uma revolução compará\"el no início do século XX, quando a teoria da relatividade unificou as leis físicas que governam o espaço, o tempo, a massa e o movimento. A Biologia também teve uma revolução comparável na metade do mesmo século, quando a descoberta do DNA permitiu aos biólogos explicar como os organismos transmitem as informações que controlam seu crescimento,desenvolvimento e funcionamento de geração a geração. As idéias básicas da tectônica de placas foram reunidas como uma teoria unificada da Geologia há menos de 40 anos. A síntese científica que conduziu a essa teoria, no entanto, começou muito antes, ainda no século XX, com o reconhecimento das evidências da deriva continental.

A deriva continental
Tais mudanças nas partes superficiais doglobo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terrafosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentosdo fluido sobre o qual repousa.
(Benjamin Frank:lin, 1782, em uma carta para o ge61ogo Francês Abbé 1. L. Giraud-Soulavie)

o conceito de deriva continental - movimentos de grande proporção sobre o globo - existe há muito tempo. No final do século XVI e no século XVII, cientistas europeus notaram o encaixe do quebra-cabeça das linhas costeiras em ambos os lados do Atlântico, como se as...
tracking img