Capitulo 1e2 do livro tga só uma introdução

592 palavras 3 páginas
As grandes figuras da Escola Classica
Taylor, foi um engenheiro, trabalhou como consultor técnico, ao qual o levou a preferir a experiência e a indução ao metodo dedutivo, consequentemente pelo metodo da racionalização do trabalho.
Henri Fayor Também foi engenheiro, era mais um administrador de cupula por sua formação francesa e um dos teoricos da ciencia administrativa. Conduzio a uma analise lógico dedutiva, e seu estilo é esquematico. Também é sua as funções do Administrador: Planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
Ideias centrais do movimento
Homo-Economicus Toda pessoa é concebida como influencia exclusivamente por recompensas: salariais, economicas e materiais.
Incentivo monetario O homem procura o trabalho como meio de ganhar a vida. Mostrando ao individuo que quanto mais ele trabalha ele ganha.
Produção-Padrão: O conhecimento sobre como realizar a tarefa ficava nas mãos da gerencia que: observava os movimentos, mensuração do tempo gasto para executa-los, eliminação de quem trabalha devagar e segregação dos trabalhadores mais lentos, criando assim o grupo seleto de operarios, suas tarefas eram fragmentadas e aboliam qualquer coisa que poderiam desviar a atenção do operario.
A Administração Centífica sempre viu a Organização como forma de se estruturar a empresa.Para Fayol, organizar é uma das funções do administrador, sua idéia era muita ampla pois não se restrigia à organização dos recursos humanos e matériais da empresa, mas também incluía sua obtenção.
Administração como ciência: A escola classica considerava a Administração uma ciência com princípios próprios, baseados de um lado na experiência científica, e de outro, no método lógico-dedutivo.
Críticas: Simom em seu livro, evidenciou que para cada princípio de administração existe um outro que lhe é contraditório. Simom mostra, por exemplo, que o princípio de especialização é incompativel com o de unidade de comando.

Capitulo 2
Movimento/Escola de Relações

Relacionados

  • Cálculo 4
    66653 palavras | 267 páginas