Capitulo 12: o setor externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Capitulo 12: O Setor Externo

Fundamentos do Comércio Internacional: A Teoria das Vantagens Comparativas
Cada pais deve se especializar na produção da mercadoria em que érelativamente mais eficiente. Essa será a mercadoria exportada. Esse mesmo pais devrá importar bens cuja a produção implicar um custo relativamente maior.
A explicação básica para o comércio internacionalatravés do chamado Princípio das Vantagens Comparativas (formulada por David Ricardo em 1817) sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente maiseficiente ou com custo menor ( para exportação).
Determinação da Taxa de Câmbio
Quando dois países mantem relações econômicas entre si, entram necessariamente em jogo duas moedas, exigindo que sefixe a relação de trocas entre ambas.
A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Também definida como preço da moeda estrageira (divisa) em termos demoeda nacional.
A demanda de divisas é constituída pelos importadores, que precisam delas para pagar suas compras no exterior, uma vez que a moeda nacional não é aceita fora do país.
Já a ofertade divisas é realizada tanto pelos exportadores, que recebem moeda estrangeira em contrapartida de suas vendas, como através da entrada de capitais financeiros internacionais.
A taxa de câmbio estáintimamente relacionada com os preços exportados e importados e com o resultado da balança comercial do país. Há um desestímulo às exportações e um estímulo às importações.
Valorização Real eValorização Nominal do Câmbio
Com uma valorização cambial, a moeda nacional (real) fica mais forte relativamente ás moedas estrangeiras.
A valorização real é igual à valorização nominal, menos ataxa de inflação do período. Assim, se a taxa de câmbio variar 20% no mês, mas a inflação alcaçar os mesmos 20% teremos apenas uma desvalorização nominal (20%) e não desvalorização real, que...
tracking img