Capitulo 01e 02 livro monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO






TRABALHO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE



O Monge e o Executivo

James Hunter













TIJUCAS

2012



Trabalho baseado no livro: O monge e o executivo, James C. Hunter capítulo 01 e 02


• Perguntas ao autor do livro:

Como surgiu a ideia do livro OMonge e o Executivo?

James C. Hunter – Este foi meu primeiro livro. Escrevi aos 42 anos, acho que num ímpeto de crise de meia-idade, porque minha filha Rachel tinha 2 anos e eu queria escrever uma história para ela. Fiquei com medo de que algo acontecesse comigo e ela não soubesse no que eu acredito, as coisas que eu sei, que eu ensino. Nunca imaginei que o livro fosse fazer o sucesso que fez e nemme considero um escritor. Eu sou um palestrante, consultor; penso na escrita como uma segunda função.

A obra do Autor James C. Hunter, foi escrita com o objetivo de explicar que a base da liderança não é o poder, mas sim a autoridade, mostrando conceitos para melhorar a capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para osucesso duradouro.



• Lições de Liderança de James Hunter

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que vivem em cada cantinho do planeta? E por que apenas algumas se destacam e ficam guardadas para sempre na memória das pessoas? Seres humanos especiais, que foram capazes de influenciar milhões de homens e mulheres e conduzir multidões a novos rumos.

São inúmeros conceitos paradefinir a liderança. Para você, o que é ser um bom líder?

Cada um tem uma visão de liderança. Para James Hunter, autor do "O Monge e o Executivo", um best-seller que transmite alguns conceitos interessantes e pertinentes sobre liderança, a competitividade é tanta dentro das empresas que muitos acabaram esquecendo os valores básicos do ser humano.

"O caráter é muito importante. Eu definocaráter como fazer a coisa certa para as pessoas à sua volta. A coisa certa a fazer é ser paciente, gentil, reconhecer seus acertos, ouvi-las, ser humilde, ter respeito e buscar satisfazer as necessidades dos outros. Dar um abraço quando elas precisarem e uma palmada quando for necessário. Por isso, a coisa mais importante para o líder é o caráter. Liderança é caráter em ação", explica o autor.Prólogo:

O livro conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de voltar ao controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novosentido para sua vida. O livro busca a essência da liderança e da vida.







Capítulo 1

“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é”.- MARGARETH THATCHER

No primeiro capitulo do livro, John e os outros participantes do retiro estão se adaptando ao ambiente e participam da primeira reunião com o irmão Simeão, que se mostra um homemrespeitoso e pronto para partilhar suas experiências e conhecimento, também para ouvir a opinião dos participantes e assimilar suas ideias e intervenções. É falado essencialmente das qualidades de um bom líder, o respeito entre o chefe e os funcionários, e a virtude do respeito e da confiança.

Simeão passa as seguintes definições:

✓ Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder podeescolher para desenvolver.

✓ Todos que exercem um cargo de liderança têm pessoas confiadas aos seus cuidados.

✓ No local de trabalho os empregados passam todo o tempo vivendo no clima que os lideres criam.

✓ Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.

✓ O cargo de líder requer uma enorme doação pessoal. Por...
tracking img