Capitoes de areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A alegria daquela liberdade era pouca para a desgraça daquela vida"
Capitães da Areia é um romance de Jorge Amado que foi escrito em 1937, o que para falar a verdade, para mim, não faz a menordiferença: é um livro que (infelizmente) é completamente atual, e creio que assim será por vários anos... ou até mesmo sempre.

Trata-se de um livro onde Jorge Amado, um escritor baiano, autor tambémde "Dona Flor e Seus Dois Maridos", escreve a incrível e emocionante história de meninos que vivem como homens, roubando para viver, não tem mãe, pai, carinho, nada, crianças baianas, criançasbrasileiras.

Ao ler o livro, tive uma dificuldade em associar a idade dos personagens com a vida dos mesmos, afinal quem imagina que crianças de cinco anos, como Pedro Bala a idade em que saiu pelas ruasda Bahia, fique abandonada, sem ninguém, sendo enxotada por todos os cantos? Eu prefiro não me conformar com essas imagens, como a maioria já parece ter feito.

Nesse romance que mais parece umretrato muito mais que fiel e detalhado do Brasil atual, é narrado a história de personagens:

Pedro Bala já citado, que era filho de um grevista, que morreu lutando pelo direito dos trabalhadoresdurante uma greve, com um covarde tiro, quando Pedro tinha cinco anos, o menino saiu pelas ruas, e depois, ao brigar com um do líder dos Capitães da Areia, luta a qual ganhou uma cicatriz no rosto, ganhatambém a liderança do grupo.

Vida Seca um menino do sertão apadrinhado por Lampião, sim o Virgulino Ferreira da Silva, um garoto que vinha com sua mãe, uma mulher valente, porém que morre naviagem para Bahia, deixando seu filho seguir a viagem sozinho, Vida Seca, em quase todo o livro é descrito como um menino com um semblante sombrio, assim como seu padrinho odiava a policia, e ao se juntarenfim aos cangaceiros se mostra mesmo jovem, ao 16 anos, uma pessoa cruel, sempre com seus olhos sombrios.

Sem Pernas, um pobre garoto coxo, com raiva do mundo, alias um dos personagens mais...
tracking img