capito 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Notas: 1
Com relação à Gestão do Conhecimento em tempos de globalização, analise as afirmações e as classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. A gestão do conhecimento torna-se mais complexa com a globalização, porque as necessidades dos diferentes mercados regionais precisam ser identificadas e reexaminadas.
II. Com a globalização, a conversão do conhecimento precisa ocorrer maisrapidamente porque o ciclo de vida dos produtos tende a ser cada vez mais curto.
III. Com a globalização, a interação face a face necessária para o compartilhamento do conhecimento tácito deve ser repensada, dada a ausência de contexto físico.
IV. Com a globalização, maior esforço é exigido para promover a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Assinale a alternativacorreta:
Escolher uma resposta.

a. I – Verdadeiro; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.


b. I – Falso; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.


c. I – Verdadeiro; II – Falso; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.


d. I – Falso; II – Verdadeiro; III – Falso; IV – Verdadeiro.


e. I – Falso; II – Falso: III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.

Question2
Notas: 1Sobre a Gestão do Conhecimento e a trajetória da empresa de equipamentos fotográficos Olympus, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.

a. A Olympus e o desenvolvimento das câmeras fotográficas digitais no Japão, de uma forma geral, são um exemplo claro de conhecimento explícito transformado em conhecimento tácito e em produtos de grande aceitação.


b. A distância física quecaracteriza a cadeia de fornecedores em tempos de globalização não compromete a criação de conhecimento organizacional; um exemplo é o sucesso contínuo das inovações da empresa Olympus.


c. A Olympus ganhou notoriedade como empresa modelo de aplicação de Gestão do Conhecimento em todas as fases de desenvolvimento de câmeras fotográficas digitais.


d. A Olympus é exemplo de empresa inovadoraque inicialmente alcançou grande sucesso com as primeiras câmeras fotográficas digitais, mas passou e ainda passa por dificuldades para ajustar seu modelo de gestão de conhecimento em tempos de globalização e recuperar o terreno perdido.


e. As necessidades dos mercados locais dispersos geograficamente pelo mundo são equivalentes, por isso a Olympus soube se manter no topo do mercado decâmeras fotográficas digitais até hoje.

Question3
Notas: 1
O modelo diamante ou modelo do losango nacional de Michael Porter é uma famosa ferramenta para estudar a dinâmica da concorrência global e inovação entre empresas de diferentes países.
Uma das ideias importantes do modelo diamante de Porter é:
Escolher uma resposta.

a. A inovação das empresas e o sucesso nos mercados globais dependemunicamente do apoio direto dos respectivos governos.


b. Em um cenário de concorrência global, as condições nacionais sob as quais as empresas são criadas são as mesmas para empresas de um mesmo setor.


c. A demanda interna dos países não tem relação com a competitividade das empresas em escala global.


d. A intensidade da concorrência interna em um país é um dos fatores que estimulam osucesso de uma inovação em um estágio global.


e. Indústrias correlatas que já existem atrapalham a criação de novas empresas.

Question4
Notas: 1
Sobre a ferramenta “banco de melhores práticas”, podemos afirmar:
Escolher uma resposta.

a. É uma base de dados em que lições aprendidas em projetos são armazenadas, sejam lições positivas ou negativas.


b. É um recurso para as pessoasgravarem histórias pessoais.


c. É uma base de dados em que as melhores práticas do dia a dia da organização estão armazenadas.


d. É um fórum de discussão na internet.


e. É um grupo de pessoas que se une em torno de um mesmo assunto para dialogar sobre como resolver problemas.

Question5
Notas: 1
Nonaka e Takeuchi, autores do modelo de criação do conhecimento, desenvolveram...
tracking img