Capitla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo x Socialismo


CAPITAL

Antes de falarmos de capitalismo, precisamos entender o que é capital. É qualquer bem suscetível de ser aplicado à produção, toda riqueza capaz deproporcionar renda. Pode ser entendido como riqueza acumulada, em dado momento, sob forma de propriedade de pessoa física ou jurídica; conjunto de bens econômicos destinados à produção de outros bens; dinheiroacumulado como adiantamento de consumo, isto é, o que se denomina também de fundos, recursos, poupança; ação ou obrigação que represente exigível sobre bem de produção; propriedade sobre uma fonte derenda, em forma de bens reprodutíveis; trabalho útil acumulado. O conceito de capital, em economia política, apresenta constante evolução, havendo quem afirma não ser possível compreende-lo senão comoum movimento. O conceito dos economistas clássicos ingleses poderia ser resumido em "riqueza produzida, empregada para maior produção".

ORIGEM DO CAPITALISMO

O Capitalismo tem suas origens aindaem meados da Idade Média, (do século XI ao XV), quando vários fatores foram sendo modificados, quase ao mesmo tempo. A mudança ocorre nas relações de trabalho; os trabalhadores que antes recebiamcomo pagamento produtos, gêneros alimentícios e moradia passaram a receber em moeda por seu trabalho. Os trabalhadores recebiam uma importância em dinheiro como forma de pagamento, a medida queproduziam. Isto se deve pelo fato de estar surgindo as primeiras manufaturas onde havia um proprietário e seus aprendizes.

Com a derrota dos árabes muçulmanos em Constantinopla pelas forças Cristãs queparticipavam das cruzadas, e com a abertura do mediterrâneo, é quando as manufaturas têm sua origem no desenvolvimento do comercio. As cruzadas foram responsáveis pela abertura de novas rotas comerciais ea entrada de produtos orientais de grande valor comercial.

Após abertura do mediterrâneo, e com a derrota dos árabes, o comércio é revigorado, pois estava praticamente parado; é quando surge, ou...
tracking img