Capitanias heriditarias

1310 palavras 6 páginas
Capitanias heriditárias
-Capitanias Hereditárias: A criação do Governo Geral para administrar a terras descobertas.
-As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em 15 grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
-Recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários - transmitidas de pai para filho (de forma hereditária)

-O objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras, proteger e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).
-Fracasso ? a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.
-Apenas as capitanias de Pernambuco (de Duarte Coelho) e de São Vicente (de Martim Afonso de Souza) alcançam certa prosperidade com o cultivo da cana-de-açúcar.

Carta de doação – Forais – Sesmarias
-A Carta de Doação (como documento da Coroa Portuguesa pelo qual fazia a concessão de uma capitania a um capitão donatário),
-A Carta Foral (que fixava os direitos e deveres do capitão donatário e formava a base do estabelecimento das vilas e das cidades)
-A Sesmaria - doação de terras para cultivo - que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção, já que o Estado, recém-formado e sem capacidade para organizar a produção de alimentos, decidia legar a particulares, ou seja, ao capitão donatário, essa função.

Exercícios
-Segundo o que foi lido sobre as capitanias hereditárias, assinale a alternativa incorreta:
a)O sistema de capitanias foi considerado bem sucedido tendo em vista o avanço obtido pelas capitanias de Pernambuco e São Vicente.
b)As capitanias não obtiveram sucesso em razão do desinteresse de seus receptores que não desejavam fazer um investimento

Relacionados