Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo
O capitalismo teve sua origem na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da desestruturação do sistema feudal, (decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste Negra que dizimou 40% da população europeia, pela fome que assolava o povo, entre outros motivos).
Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classesocial: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
São consideradas três fases principais no processo de evolução do capitalismo;
1ª: capitalismo comercial ( pré-capitalismo)
2ª: capitalismo industrial
3ª capitalismo financeiro (monopolista)

O capitalismo tem como características principais:
* O principal objetivo é o lucro (acumulo de capital)* Tinha como base a propriedade privada dos meios de produção. (As propriedades tem dono, ou seja, são bens particulares de utilização individual.)
* O dinheiro é o principal meio de troca. (cartões de credito ou debito, talões de cheque entre outros).
* Funciona com a lei de oferta e demanda--- economia de mercado (O mercado regula preços, estoques e produção,baseado pelo processo deoferta e procura. O Estado intervém apenas em casos delicados, com medidas para garantir uma economia equilibrada.)
* Predomina o trabalho assalariado nas relações trabalhistas. (o trabalhador vende sua mão de obra aos donos dos meios de produção em troca do salário, ou seja, a força de trabalho se torna uma mercadoria)
* A sociedade neste sistema é baseada na divisão por classes. (Essa é acaracterística mais marcante desse sistema, uma pequena parte da população são os que detêm a maior parte do capital, donos das grandes fábricas, empresas ou serviços, na outra classe, a grande maioria, são os proletariados, recebem por seu trabalho.)

O capitalismo Comercial
Foi marcada pela expansão marítima das potencias da Europa Ocidental na época (Portugal e Espanha), em busca de novasrotas para as Índias. Foi o período das Grandes Navegações e descobrimentos, das conquistas territoriais, e também da escravização e genocídio de milhões de nativos da América e da África.
O Grande acumulo de capitais se dava na esfera da circulação, ou seja, por meio do comercio, daí o termo capitalismo comercial para designar o período. A economia funcionava segundo a doutrina mercantilista,que, em sentido amplo, pregava a intervenção governamental na economia, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder do Estado.
Nesse sentido, defendia a necessidade de acumulação de riquezas no interior dos Estados, e a riqueza e o poder de um pais eram medidos pela quantidade de metais preciosos (ouro e prata) que possuíam. Esses princípios ficou conhecido como metalismo.
Outromeio de acumular riquezas era manter uma balança comercial sempre favorável, daí o esforço para exportar mais que importar, garantido saldos comerciais positivos. Assim, o Estado deveria ser forte para apoiar a expansão marítima e o colonialismo, que garantiram alta lucratividade, já que as colônias eram obrigadas a vender seus produtos às metrópoles a preços baixos e a comprar delas o quenecessitavam a preços altos.

O capitalismo Industrial
O Capitalismo industrial foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. As maiores mudanças resultaram do que se convencionou chamar de Revolução Industrial
Um de seus aspectos mais importantes foi a enorme potencializarão da capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização cada vez maisdisseminada de máquinas movidas a vapor, produzindo pela queima do carvão, tornando acessível aos consumidores uma quantidade cada vez maior de produtos, o que multiplicava os lucros dos produtores.
O comércio não era mais a essência do sistema e sim o lucro obtidos na produção.
Se, no mercantilismo (fase comercial), o Estado absolutista era favorável aos interesses da burguesia comercial, no tocante...
tracking img