Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O capitalismo e o socialismo, aqui estão representando os dois grandes polos que conflitaram no período de 1947 a 1991, ou seja, o tema abordado é a Guerra Fria. Esse evento aconteceudois anos após a Segunda Guerra Mundial; porém, na Guerra Fria não houve conflitos diretos, exceto em alguns países como Vietnã, as Coreias e Afeganistão, onde foi palco de algumas guerras paralelas. Os dois regimes econômicos pelejavam, por um lado, o capitalismo com os Estados Unidos e por outro, a União Soviética e os demais países comunistas.  O sistema econômico representado pelo país doTio Sam visava o lucro. As propriedades privadas são detentoras dos meios de produção e distribuição e trabalham com a lei da oferta e procura.
Passada a Idade Média, a Europa começa a desenvolvere consolidar as bases do Capitalismo.Com a expansão ultramarina as nações buscavam mais riquezas, em geral minerais preciosos ou produtos supervalorizados, para seus recém formados Estados Nacionais,iniciando assim a prática do imperialismo mercantilista.
Essa prática de acumulação de riquezas, tornou-se, no decorrer do tempo, ultrapassada dentro do processo de evolução do capitalismo, masserviu como um dos pré-requisitos para o estágio vindouro desse processo, O Capitalismo Industrial.
O Capitalismo Industrial é resultado de um importante fenômeno ocorrido na Inglaterra por volta de1750. A Revolução Industrial. Começaram a surgir correntes intelectuais contrárias às condições e relações sociais, as quais ficaram genericamente conhecidas como socialistas utópicas. Os socialistasutópicos propunham uma sociedade "menos pior", pois não lutava diretamente contra o capitalismo, mas sim tentavam eufemiza-lo (suavisa-lo), ou seja, eles não eram contra a burguesia como classe, pelocontrário, eram a favor de uma burguesia filantrópica. Marx e Engels, diferentes dos socialistas utópicos, estudaram profundamente sociedade capitalista, podendo assim compreender intimamente seu...
tracking img