Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O dinheiro: seu aparecimento, sua essência e suas funções.

Como sabemos o valor é a relação social entre os produtos de mercadorias, que antigamente era expresso através da troca. Com o desenvolvimento da sociedade mercantil, as mercadorias passaram a exprimir seu valor em dinheiro. E segundo Marx, esse valor pode ser dividido das seguintes formas:
a) A forma simples de valor existiu noinicio do desenvolvimento, onde a x de mercadoria M = a y de mercadoria N, ou seja, o valor de troca das mercadorias é equivalente.
b) Na forma total de valor, uma mercadoria pode expressar valor de inúmeras mercadorias.
c) Já a forma geral do valor, os produtores diretos começam a trocar por uma terceira mercadoria.
d) Com a forma dinheiro de valor, o ouro passou a ser a moeda de trocadeterminada de acordo com a quantidade de trabalho necessário para a produção da mercadoria.
O ouro tornou-se a moeda de troca por suas propriedades que melhor se encaixaram na função monetária, mas apesar disso, não estipula o valor de todas as mercadorias quem atribui é a sociedade com o desenvolvimento das relações econômicas.
O dinheiro funcionava sob a forma de moedas, estandardizadas com o selo doEstado e feitas de ouro. Com o passar dos anos, foi observado q as moedas de ouro se desgastavam com o tempo, e então foram substituídas por moedas de menor valor como cobre e bronze. E assim gradativamente, a moeda de troca foi sendo substituída ate se tornar o papel-moeda que conhecemos.
A formação de tesouros surgiu a partir que as vendas das mercadorias não eram seguidas pela compra deoutras. Assim, o comerciante passou a vender sua mercadoria para colocar no lugar o valor do dinheiro.
Frequentemente o comprador, quando não tinha dinheiro disponível, fazia suas compras com crédito, ou seja, pagamento posterior a compra, fazendo o dinheiro assumir a função de medida de valor sem ser meio de circulação. Com o vencimento do prazo, e o devedor paga o credor, o dinheiro assume a funçãode meio de pagamento.

As três fases de desenvolvimento do capitalismo na indústria

Na primeira fase do capitalismo na indústria foi a cooperação, que consistia na organização do trabalho coletivo de acordo com um plano e ainda não existia divisão de trabalho dentro das indústrias, os operários executavam trabalhos iguais, isso diminuiu as diferenças individuais e proporcionou poupanças demeios de produção.
A segunda fase foi a manufatura, onde o trabalho era baseado na técnica manual e na divisão de tarefas, assim os operários passaram a ser especialistas em suas atividades por desenvolverem ações repetitivas, o que contribuiu para a intensificação do trabalho e aperfeiçoamento dos instrumentos. Podemos dizer também que a manufatura foi responsável pelo surgimento das maquinas,pois, preparou os operários e produziu instrumentos especializados, aperfeiçoados e adaptados para a realização de determinadas operações.
A terceira fase do desenvolvimento do capitalismo na indústria foi a produção baseada no auxilio de maquinas, um dispositivo mecânico constituído por motor, mecanismo de transmissão e a maquina de trabalho.
Inicialmente a maquina tinha auxilio de trabalhomanual, mas posteriormente o homem foi substituído na função de controle e regulação das operações tecnológicas por aparelhos especiais, o que contribuiu para o aumento do desemprego.
A circulação do capital é o processo do movimento ininterrupto do capital que passa sucessivamente por três fases: transformação do capital monetário em produtivo, deste em mercantil e, de novo, em capital monetário.Este movimento de capital compreende a fase de produção e por duas vezes a fase de circulação. A primeira fase começa com a antecipação duma determinada soma de dinheiro para adquirir meios de produção e força de trabalho. A segunda fase ocorre depois do processo de produção e está relacionada com a transformação do capital mercantil em capital monetário. A produção e a circulação do capital estão...
tracking img