Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Conceituação e características do capitalismo.
O capitalismo denomina-se modo de produção em que o capital sobre suas diferentes formas é o principal meio de produção. Tem como principioorganizador a relação trabalho assalariado-capital e como contradição básica a relação produção social-apropriação privada.
O capitalismo teve origem do século XV ao XVIII, e até o inicio do século XX,podia-se analisar o sistema capitalista pela oposição de duas classes sociais: a burguesia detentora do capital e o proletariado formado pelos trabalhadores. Cada vez mais, porém, as transformaçõeseconômicas, sociais, tecnológicas e o aprofundamento da divisão social do trabalho têm inserido elementos novos na sociedade capitalista de modo que hoje é preciso considerar fatores como o surgimento denovas atividades e novas práticas profissionais necessárias para atender as exigências de um mercado cada vez mais diversificado.
Suas características são: apropriação por parte do capitalista,do valor produzido pelo trabalhador para além do trabalho necessário à subsistência; produção para venda; mediação universal das trocas pelo uso do dinheiro; controle por parte do capitalista, doprocesso de produção das decisões financeiras; concorrência entre capitais, forçando o capitalismo a adotar novas técnicas práticas científico-tecnológicas em busca do crescimento e do lucro; e tendência àconcentração de capital nas grandes empresas (monopólios, cartéis e corporações).

2) Conceituação e características do neoliberalismo de mercado (capitalismo concorrencial global).Neoliberalismo de mercado é a denominação de uma corrente doutrinaria do liberalismo que se opõe ao social-liberalismo e/ou novo liberalismo retomando algumas da posições do liberalismo clássico e do liberalismoconservador, preconizando a minimização do estado, a economia com plena liberação das forças do mercado e a liberdade de iniciativa econômica. O neoliberalismo de mercado a ordem econômica é...
tracking img