Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A 1ª Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, país que se deu melhor no mercantilismo, no século XVIII. A indústria foi a têxtil, o combustível foi o carvão, e a grande inovação, a máquina avapor.

A 2ª Revolução Industrial ocorreu no século XIX, envolvendo a Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Bélgica, EUA e Japão. Agora, o combustível foi o petróleo, a siderurgia destacava-se,transformando o século XIX na “Era das ferrovias”. Em uma etapa posterior, no início do século XX, a indústria avança com o motor a combustão.

Surgem modelos de produção, destacando o Fordismo e o Taylorismo.No primeiro, cada operário passa a fazer uma tarefa simples na produção de uma mercadoria, ocorrendo uma nítida divisão do trabalhoAumenta a alienação, pois o operário não domina mais o todo.

Já noTaylorismo, ocorrendo a divisão entre o fazer e o pensar, enfatizando a divisão técnica do trabalho. Ocorre o controle rígido sobre o processo de trabalho, valorizando o supervisor e o encarregado.

A3ª Revolução começa no pós – Segunda Guerra Mundial e envolve a tecnologia de ponta, destacando indústrias como a eletrônica e a de aviação. O crescimento industrial acelera, originando astransnacionais que buscam nos países mais pobres, a mão-de-obra barata, matéria-prima e mercado consumidor. Começa a fase financeira do capitalismo, envolvendo a famosa Guerra Fria.
A disputa pela hegemoniamundial entre EUA e União Soviética fez avançar a ciência, desenvolvendo mais a tecnologia, exemplificada pelo computador. Surge o desemprego estrutural, no qual a tecnologia elimina postos de trabalho.TrabalhosFeitos.com - Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos; Trabalhos Personalizados, Trabalhos de Faculdade, Monografias, Trabalhos de Final de Bimestre, Semestre, Ano, etc.
Um Exclusivo Banco deDados de Trabalhos Prontos para Estudantes
* Cadastre-se
* Entre
* Salvo
* Cadastre-se
*
*
*
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário...
tracking img