Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico onde se visa o lucro. As empresas, parte principal desse sistema, fazem estudos sobre oferta, demanda, preço, distribuição einvestimentos visando a maior lucratividade. O lucro é dividido entre os que investem nas empresas e os trabalhadores são pagos pelo uso de sua mão de obra. Para o capitalismo o fluxo dedinheiro no mercado é muito importante e necessário, pois assim se gera cada vez mais dinheiro.
O capitalismo é baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual,e na liberdade de contrato sobre estes bens (livre-mercado). Liberdade de contrato no sentido de que as pessoas com intuito de satisfazer seus desejos e/ou necessidades tendem arealizar esforços para acumular capital. O capital então pode ser adquirido ou expandido por meio do comércio, onde uma pessoa ou entidade quer ou possui um produto e negocia com outra a fim delucrar mais, mas no geral o que define o preço-base de um produto é a oferta e procura dele, mesmo se tendo a liberdade da alteração de tal preço.
Os acordos entre empresa etrabalhador é feito através de contratos onde cada trabalhador recebe de acordo com sua função, e utilidade dentro da empresa, mas tendo a liberdade de ter poder conseguir melhores cargos. Outroaspecto importante do capitalismo é que diferentemente de outros antigos sistemas a mulher ganha um espaço de igualdade entre os sexos, pois tem as mesmas oportunidades de expandir seucapital.
Outro fato importante do capitalismo é a globalização, onde ele facilitou a integração econômica, social, cultural e política entre os países de todo o globo, e isso nãoaconteceu por que foi implicado que tinha que ser assim, mas pela necessidade de maiores mercados se expandirem para mercados menores, assim aumentando o fluxo de dinheiro em todo o mundo.
tracking img