Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução

Neste breve trabalho iremos aborda, o surgimento do capitalismo e a Revolução industrial, como surgiram, características e o impacto na sociedade moderna, principalmente na ocidental. E o que ambos tem em incomuns.

2-Capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico também referido como mercado livre ou economia empresarial, que se caracteriza pela propriedade dosmeios de produção e pela a liberdade dos próprios cidadãos, este sistema é dominante no mundo ocidental desde o fim do feudalismo.

A etimologia de capitalismo vem do latim capitale, derivado de capitalis que significa “principal, primeiro, chefe”, o termo capitalista refere-se ao proprietário do capital, a palavra capitalismo foi criada e utilizada pela a primeira vez por Karl Marx,Proudhon, Sombart.

Para muitos economista o capitalismo moderno começa com a Revolução Industrial com eventos marcante como a Revolução Gloriosa inglesa, a Independência dos EUA e a Revolução Francesa, no capitalismo atual empresas oferecem benefícios a seus empregado.

Elementos que caracterizam o capitalismo são a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papelessencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais. A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo, é também uma característica importantedo modo capitalista de produção, uma vez que proporciona aumento de produtividade.

Existe 4 característica essências do capitalismo, que são o lucro, propriedade privado dos meios de produção, livre iniciativa e o consumidor

Lucro - ocupa o lugar central. É o objetivo do sistema e sua razão de ser. Sem lucro, não existe capitalismo. O objetivo do sistema não é a pessoa, emprimeiro lugar, mas o capital, que deve gerar capital – lucro.

Propriedade privado dos meios de produção – Também conhecida como propriedade privada, os donos são os proprietários  dos bens que permitem a produção de outros bens.

Livre iniciativa - Para obter seus lucros, os empresários precisam ter campo de ação livre, devem ter uma margem de opção de qual o produto que queremproduzir, qual o produto que rende mais

Consumidor - É preciso que o homem sinta a necessidade de comprar sempre mais. Por isso se constrói e se propaga um ideal de homem que contém esse elemento essencial.

3-Revolução Industrial

Começa na Inglaterra, em meados do século XVIII, aonde consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em níveleconômico e social.. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. Com a revolução industrial ocorreu a substituição das ferramentas manuais pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial;revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, com a revolução veio o individualismo na produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.A Revolução industrial tem como conseqüência,o afeto no meio de fabricação de bens de consumo: tecidos, roupas, utensílios de metal, produtos alimentícios. Numa segunda etapa foram atingidas as indústrias ligadas a bens de produção: máquinas, siderurgia, química, ferramentas. A urbanização rápida e intensa; progresso das regiões industriais em relação às rurais; incremento do comércio interno...
tracking img