Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Capitalismo

O período histórico no qual surge o capitalismo financeiro é marcado pela fusão do capital dos monopólios bancários e industriais. Segundo Paulo Sandroni, em seu NovíssimoDicionário de Economia, a formação do capital financeiro, que corresponde às últimas décadas do século 19 e primeiras do século 20, resultou da elevada concentração e centralização do capital nossetores industrial e bancário, especialmente na Europa.

O capitalismo, enquanto sistema econômico e social passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século 16. A transição do feudalismo parao capitalismo ocorreu de forma gradativa e desigual no tempo e no espaço.

No capitalismo definem-se as relações assalariadas de produção. Há uma nítida separação entre os detentores da produção (ouseja, do capital) e os que possuem a capacidade de trabalho. Além disso, o capitalismo também se caracteriza pela produção em grande escala (voltada para o mercado), pelas trocas monetárias, pelaorganização empresarial e pelo espírito de lucro.

Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo nas seguintes fases:
Pré-capitalismo

Período da economia mercantil,no qual a produção se destina a trocas e não apenas ao uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; os trabalhadores vendiam o produto de seu trabalho - mas não o seu próprio trabalho.Capitalismo comercial

Esta fase se estendeu do final do século 15 até o século 18. Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. Lucrava mais quemcomprava e vendia a mercadoria, não quem a produzia.
Capitalismo industrial

Foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. O comércio não era mais a essência dosistema; o lucro era o principal objetivo. O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores dos meios de produção e o exército de trabalhadores....
tracking img