Capitalismo e socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho vamos abordar sobre os assuntos Capitalismo e Socialismo, onde vamos entender um pouco de cada um deles, suas características e suas aplicações.
Vamos ver também os fatos, e as crises que afetaram o mundo, influenciando grandes potências e grandes países.






























1.Origem do Capitalismo
A origem do sistemaCapitalista, foi nos séculos de XVII e XIV quando surgiu a burguesia na Europa. No século XVI ao XVIII, o comercio era a principal atividade, e essa fase foi conhecida como Capitalismo Mercantil ou Comercial. O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição einvestimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Com a ampliação do comercio internacional, acúmulos de capitais, fortalecimento da burguesia e alianças com os governantes o Capitalismo se consolidou, e já na RevoluçãoIndustrial (1750) alcançou a fase conhecida como Capitalismo Industrial.
A partir desse período aumentou a competição entre os países por mercado consumido em matéria-prima.
Essa teoria de aumento da competição foi baseada nas idéias de Adam Smith explicando a “Mão Invisível” em sua obra A Riqueza Das Nações dizendo que não funcionara adequadamente se houvesse impedimento ao livre comercio. Ateoria principal defendida por Smith neta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advêm do crescimento econômico e da divisão do trabalho, portanto, ele era um forte oponente aos altos impostos e as intervenções do governo, Smith reconhecia que algumas restrições do governo sobre a economia são necessárias. Este conceito de Mão Invisível foi baseado em uma expressão francesa”Laissy Faire”, que significa que o governo devera deixar o mercado e os indivíduos livres para lidar com sues próprios assuntos. A Riqueza das Nações escrita em 1776, obra de Smith buscou diferenciar a economia política e a ciência política. Porem nesta obra a principal teoria defendida é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advêm do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Estaultima, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias, defendendo também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte de desenvolvimento econômico.
Em outra teoria de Adam Smith, ele leva em conta o Valor-trabalho, é o reconhecimento de que todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma serie de esforços humanos.Geralmente os seres humanos não conseguem sobreviver se esforçar para transformar o ambiente natural de uma forma que lhes seja mais conveniente. O ponto de partida da teoria de Smith foi enfatizado da seguinte maneira: O trabalho era o primeiro preço, o dinheiro da compra inicial que era pago por todas as coisas.
Assim, Smith afirmou que o pré- requisito para qualquer mercadoria ter valor era que elafosse produto do trabalho humano. Smith conclui que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os alugueis, como os lucros e os alugueis tem que ser somados aos salários para a determinação dos preços, onde a teoria dos preços foi chamada de teoria da soma dos três componentes básicos para o preço. Smith estabeleceu distinção entre preços de mercado e preçosnaturais. O preço de mercado era o verdadeiro preço da mercadoria e era determinado pelas forças da oferta e da procura. O preço natural era o preço ao qual a receita da venda fosse apenas suficiente para dar lucro, era o preço de equilíbrio determinado pelos custos de produção.
Smith criticou seriamente as conspirações comerciais e cartéis que ocorreram quando um grupo de empresários, produtores...
tracking img