Capitalismo e protestantismo

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2011
TEMA:
CAPITALISMO, PROTESTANTISMO NA VISÃO MAX WEBER

CONCEITO:
CAPITALISMO: É a possibilidade de maximização do ganhar dinheiro enquanto puder, ou seja, é um caráter ético de máxima orientação da vida que conduz a vida econômica.
PROTESTANTISMO: Não significa a eliminação do controle da igreja sobre a vida cotidiana, mas sim, na substituição do controle vigente por uma nova forma, ou seja,foi a substituição de uma forma muito tênue por um estilo mais rigoroso de controle sobre o cotidiano. Segundo Weber, os protestantes, seja como maioria ou como minoria, como governantes ou governados, sempre demonstram tendência especifica para a racionalidade econômica, preferem investir, arriscar no trabalho, eles são contra o ócio e a luxuria, o que os fazem trabalhar e aplica/investir seuslucros. Apartir desta constatação, Weber estabelece uma relação entre o protestantismo como sendo a religião que mais promovia o desenvolvimento do espírito do capitalismo em diversas regiões do ocidente.
OBSERVAÇÃO:
CAPITALISMO: pode ser entendido como parte do desenvolvimento do racionalismo como o todo.
PROTESTANTISMO: seria a medida do desenvolvimento de uma filosofia puramente racional.AUTOR PRINCIPAL:
MAX WEBER, nasceu em 1864 na Alemanha. É sociólogo, economista, historiador. Foi mais importante pensadores da Ciência Humanas e Sociais que já teve. Fundador da disciplina Sociologia da Religião. Suas contribuições mais importantes encontram-se: em estudos sobre a burocracia, sobre o sistema de estratificação social, a questão da autoridade, desenvolveu uma rica metodologia paraos estudos da sociedade, sendo contribuição sua importante neste campo o desenvolvimento de um instrumento de analise dos acontecimentos ou situações concreta que exigia conceitos precisos e claramente definidos, a que chamou tipo ideal. Suas teses famosas foram a respeito das relações do capitalismo com o protestantismo. Suas obras: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) eEconomia e Sociedade, publicação póstuma (1922). Faleceu no dia 14 de junho de 1920 em Munique devido uma pneumonia aguda.

SURGIMENTO:
Surgimento do capitalismo, era necessário fazer um estudo comparativo entre as várias sociedades do mundo ocidental (único lugar em que o capitalismo, como um tipo ideal, tinha surgido) e as outras civilizações, principalmente as do Oriente, onde nada de semelhanteao capitalismo ocidental tinha aparecido. Depois de exaustivas análises nesse sentido, Weber foi conduzido à tese de que a explicação para o fato deveria ser encontrada na íntima vinculação do capitalismo com o protestantismo: “Qualquer observação da estatística ocupacional de um país de composição religiosa mista traz à luz, com notável freqüência, um fenômeno que já tem provocado repetidasdiscussões na imprensa e literatura católicas e em congressos católicos na Alemanha: o fato de os líderes do mundo dos negócios e proprietários do capital, assim como os níveis mais altos de mão-de-obra qualificada, principalmente o pessoal técnica e comercialmente especializado das modernas empresas, serem preponderantemente protestantes”.

IDEIA CENTRAL:
É necessário, contudo, salientar que Weber,em nenhum momento considera o espírito do capitalismo como pura conseqüência da Reforma protestante. O sentido que norteia sua análise é antes uma proposta de investigarem que medida as influências religiosas participaram da moldagem qualitativa do espírito do capitalismo. Percorrendo o caminho inverso, Weber propõe-se também a compreender melhor o sentido do protestantismo, mediante o estudo dosaspectos fundamentais do sistema econômica capitalista. Tendo em vista a grande confusão existente no campo das influências entre as bases materiais, as formas de organização social e política e os conteúdos espirituais da Reforma, Weber salientou que essas influências só poderiam ser. Confirmadas por meio de exaustivas investigações dos pontos em que realmente teriam ocorrido correlações entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A RACIONALIZAÇÃO DA AÇÃO SOCIAL, REPRESENTADA PELA INFLUÊNCIA DO PROTESTANTISMO E PELA ORIGEM DO CAPITALISMO
  • protestantismo
  • Protestantismo
  • Protestantismo
  • Protestantismo
  • Protestantismo
  • Protestantismo
  • Protestantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!