Capitalismo monopolista brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Academia de Polícia Militar da bahia
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PM













Capitalismo Monopolista Brasileiro










Salvador
2010












Capitalismo Monopolista Brasileiro



Trabalho apresentado ao Curso Formação de Oficiais PM da Academia de Polícia Militar, como atividade complementar dacomponente curricular Formação Sócio-economica do Brasil.


Orientador: Prof. André Ubiratã.









Salvador

2010


























































" Sem compreendermos o capitalismo não podemos compreender a sociedade humana da maneiraque ela atualmente existe.”

(George Bernard Shaw)


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------04

1.1. REVISANDO CONCEITOS-------------------------------------------------------------04

2. DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------06

2.1. EVOLUÇÃOHISTÓRICA DO CAPITALISMO MONOPOLISTA-------------06

2.3 O CAPITAL FINANCEIRO E AS PRÁTICAS MONOPOLISTAS-------------- 08


2.2. CAPITALISMO MONOPOLISTA NO BRASIL-------------------------------------09


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------12


4. REFERÊNCIAS -----------------------------------------------------------------------------141. INTRODUÇÃO


Parafraseando o jornalista irlandês George Bernard Shaw, não há como entender a dinâmica política, econômica e social da civilização contemporânea sem conhecer a formação e evolução do Capitalismo. O presente trabalho tem como objetivo, apresentar uma das fases desse sistema: o Capitalismo Monopolista de Estado. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica em meioeletrônico digital a fim de compreendermos os conceitos relacionados com o tema; a evolução histórica do Capitalismo e suas diferentes fases; e como esse modelo econômico se consolidou no Brasil.




1.1. REVISANDO CONCEITOS



Para entendermos o fenômeno conhecido como Capitalismo Monopolista de Estado é preciso, primeiramente, expor alguns conceitos, sobretudo o que significa ocapitalismo, e trazer a tona o contexto histórico o qual deu início ao capitalismo monopolista. As primeiras características do modelo capitalista aparecem desde a baixa idade média (séculos XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade. Na idade moderna, os reis expandem suas economias a partir do mercantilismo e do absolutismo, de forma quepossibilitou controlar a economia (Aqui, cabe ressaltar que essa forma de enriquecimento à base da exploração favoreceu a burguesia, hoje detentora dos meios de produção). No entanto é essa mesma burguesia que começa a questionar o poder pleno dos reis, resultando, em seguida, na crise do sistema absolutista. Mas é a partir da metade do século XVIII com a Revolução Industrial que se inicia o grandeprocesso de acumulação de capital, através de um processo ininterrupto de produção coletiva. Assim, podemos definir o Capitalismo como um sistema socioeconômico, político e social adotado por vários países, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários capitalistas), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção sejacomercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.

O capitalismo possuiu três fases distintas:

1) Capitalismo Comercial

Essa fase foi marcada pela Expansão marítima;as Grandes Navegações iniciadas no século XV, que permitiu aos europeus tomar contato com territórios até então desconhecido por eles , que se tornaram colônias fornecedoras de mão-de-obra...
tracking img