Capitalismo, liberalismo e neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO ANTÔNIO VIEIRA CALDAS JÚNIOR

SISTEMAS DE ESTADO:
CAPITALISMO, LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO.

NOMES: CAROLINE E NATALY
TURMA: 301
DATA: 14/05/12
MATÉRIA: SOCIOLOGIA

ÍNDICE

Introdução ............................................................................................ 2
Capitalismo........................................................................................... 3
Fases do Capitalismo ............................................................................ 4
Liberalismo x Neoliberalismo ............................................................... 6
Liberalismo no Brasil ............................................................................ 8
Conclusão............................................................................................. 9
Referências Bibliográficas .................................................................. 10

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho temos a intenção de aprender um pouco mais sobre o sistema sócio – econômico no qual vivemos e um pouco dos princípios que contribuíram para sua formação. A seguir, comentaremos o desenvolvimento do capitalismo e como surgiram as ideias responsáveis pelacriação dos ideais liberais, que nos acompanham há séculos, desde a criação de um Império no nosso país até então desconhecido.

CAPITALISMO

Capitalismo é o sistema sócio – econômico em que os meios de produção como terras, fábricas, máquinas e edifícios e o capital, dinheiro, são propriedades privadas, pertencem a alguém.
Os proprietários dos meios de produção – chamados burgueses ou capitalistas– são a minoria da população, enquanto os não proprietários, proletários ou trabalhadores constituem a maioria e vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.
Princípios básicos do capitalismo:
* Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal;
* O trabalhador recebe um salário em troca de seu trabalho;
* Toda negociação é feita com dinheiro;
* Ocapitalista pode admitir e demitir seus trabalhadores.

O capitalismo abrange cerca de 20% da população mundial e países como os Estados Unidos, Canadá, Japão, Israel, Austrália, Nova Zelândia e grande parte da Europa Ocidental. Esses países possuem uma estrutura industrial completa, tecnologia avançada, população urbana maior que a rural, agropecuária intensiva e moderna, são grandes importadores deprodutos primários e exportadores de produtos manufaturados e tem em seu território as sedes de multinacionais e bancos internacionais.

FASES DO CAPITALISMO

O capitalismo pode ser divido em três fases, e elas são:
* Capitalismo Comercial ou Mercantil: Essa etapa do capitalismo se estendeu do século XV até XVIII. Houve uma expansão de potências, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivodescobrir uma nova rota para as Índias, e tirar a supremacia da Itália no comércio com o Oriente, através do Mediterrâneo. Teve grandes acontecimentos, como as Grandes Navegações, descobrimentos de novas terras e riquezas, mas também de escravidão e genocídios de muitos nativos da América e África. Os europeus comandaram esse processo de colonização e exploração com o único objetivo deenriquecer.

* Capitalismo Industrial: Tem início na segunda metade do século XVIII na Inglaterra e o acontecimento da Revolução Industrial fortalece o sistema capitalista, marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e cultura. Uma de suas características mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava olucro dos produtores. O trabalho assalariado se instala definitivamente e o processo se espalha, inicialmente, pela Europa, América do Norte e Ásia. Nas últimas décadas do século XIX e início do século XX predomina em quase todas as regiões do mundo

* Capitalismo Financeiro: Surge no século XX, e é a fase na qual nos encontramos atualmente. Após a Segunda Guerra Mundial, algumas empresas...
tracking img