Capitalismo industrial no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Capitalismo Industrial no Brasil

O Capitalismo Industrial é uma fase da história do capitalismo que ocorreu de 1780 a 1870, na qual as classes sociais dividem-se em: trabalhadores assalariados(trabalhadores), proprietários de terra arrendada (emprestada sob determinadas condições) e a burguesia industrial. Os escritores da época Adam Smith, John Locke, Karl Marx e outros conceituaram a"máquina" da sociedade (cada um dentro de suas ideologias), fazendo com que se entendessem e se colocassem em prática no capitalismo industrial esses conhecimentos.

Com a chegada do século XX, o Brasilentrou em um período de crise e de
buscas por mudanças.
O capitalismo foi marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e na cultura, uma de suas características maisimportantes foi a de transformar a natureza em uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores o que multiplicava o lucro dos produtores.
Com o tempo e para melhorar os lucros dosexportadores, empresas estrangeiras começaram a investir no Brasil.
* Construção das primeiras ferrovias
* Instalação de bancos
* Casas comerciais
* Grandes armazéns
* PortosGetúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substituição da mao-de-obra imigrante pela nacional. Essa mão-de-obra era formada no RJ e SP, em função do êxodo rural ( decadência cafeeira ) emovimentos migratórios de nordestinos.
Vargas investiu forte na infra-estrutura industrial: indústria de base e energia. Destacando-se a criação de: Conselho Nacional do Petróleo (1938); CompanhiaSiderúrgica Nacional ( 1941) ; Companhia Vale do Rio Doce (1943); Companhia Hidrelétrica do São Francisco (1945).
* Foram os fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial a partir de1930: o grande êxodo rural, a crise do café com o aumento da população que foi constituir um mercado consumidor.
* A redução das importações em função da crise mundial e da 2º Guerra Mundial,...
tracking img