Capitalismo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE O CAPITALISMO DE MERCADO FAVORECE A DEMOCRACIA” DE ACORDO COM ROBERT DAHL.

Inegavelmente a democracia e o capitalismo de mercado têm uma forte relação e acabaram se sustentando. Eles "sãocomo duas pessoas ligadas por um casamento tempestuoso, assolado por conflitos – mas que resiste, porque nenhum dos parceiros deseja separar-se do outro."
Em uma economia capitalista de mercado háuma descentralização do poderio econômico, isso acontece pelo fato desse poder estar dividido entre vários indivíduos cada um correndo pelo seu lucro. Essa divisão acaba dando mais espaço para aparticipação da classe média do que uma economia centralizada. Esse cenário gera um desenvolvimento do país, fruto da competição econômica. As conseqüências primordiais disso são a diminuição da pobreza emníveis muito elevados e a melhora do padrão de vida. Além dessas vantagens o desenvolvimento acaba gerando um acúmulo de excedentes que pode ser direcionado para dois lugares, primeiramente é aferramenta chave para a resolução de conflitos econômicos e em segundo esse excedente acaba sendo revertido para a educação, dessa maneira se forma uma sociedade mais instruída e educada.
O capitalismo demercado também é benéfico à democracia devido suas consequências socias e politicas. Visto que ocorre a descentralização econômica, o estrato intermediário de proprietários ganha relativaindependência na tomada de decisões econômicas, o que evita a necessidade de um governo central forte ou mesmo autotitário. Isso faz com que a classe média se torne aliada natural das ideias e das instituiçõesdemocráticas.
Sendo assim, percebe-se que não é possível alcançar uma democracia plena em um governo com economia centralizada, a não ser em períodos de guerra, nos quais é necessária umacentralização para que sejam atendidas as necessidades dos militares e da população civil. A economia centralizada acaba dando muito poder aos líderes e acaba indo na direção contrária de todos os benefícios...
tracking img