Capitalismo - daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O capitalismo é etico?
Se procurarmos na teoria de Max Weber sobre ética, podemos considerar que o capitalismo é ético visto pela ótica da ética da convicção, que leva em conta somente os resultados obtidos por cada pessoa, sendo assim o dono do capital investe seu capital, para que tenha retorno financeiro, o lucro, não se importando para isso que haja uma exploração da mão de obra barata, afimde obter cada vez mais lucros. Porem se levamos em conta a ética ia somente da responsabilidade, poderíamos dizer que sob essa ótica o capitalismo não é ético de maneira nenhuma, porque ele beneficia somente o dono do capital, prejudicando de maneira cruel os trabalhadores.

O capitalismo é religioso?
Segundo Max Weber, os princípios do espirito capitalista, são encontrados na teologiacalvinista, segundo ele a vivencia espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo teria organizado uma maneira de agir religiosa, com afinidade a maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional.
O capitalismo é moral?
Segundo Andre Comte-Sponville( filosofo francês) o capitalismo não é moral nem imoral: o capitalismo tem sua lógicainterna, que é de ordem diferente da moral. Enquanto a moral pergunta o que é certo e o que é errado, o capitalismo tenta responder o que é mais eficiente, mais lucrativo. Para ele, resta a nós tornar a sociedade capitalista mais justa.
O que mudou no sistema?
O sistema capitalista teve algumas mudanças no decorrer da historia, o foco principal nunca mudou, obter lucro cada vez maior com umcusto cada vez menor, então as etapas que se passaram na revolução industrial, onde houve uma mudança de comportamento por meio do donos do capital, da indústria, dos meios de produção, porque eles já não poderiam somente explorar os trabalhadores, tiveram que mudar de conduta para que os trabalhadores continuassema produzir e gerar lucro para eles, mas isso foi uma mudança somente, hoje quandoolhamos para o sistema capitalista, vemos claramente que a exploração do trabalhador é continua, que o lucro exagerado ainda é o item principal de suas atividades.
Porque não interessa ao capitalista a formação cultural da classe operaria?
Se os operários tiverem uma formação cultural, vão começar a reivindicar os seus direitos e exigir melhores condições de trabalho, de salario e de sobrevivência.O capitalismo é bom ou ruim?
O capitalismo se torna bom ou ruim, dependendo da maneira como ele é realizado, se formos falar de brasil, o capitalismo é ruim, porque existe muito dinheiro (capital) no poder de poucas pessoas, mas se olharmos para a Noruega podemos ver que o capitalismo é bom, porque o dono do capital não é detentor de todo o poder, subjulgando assim os trabalhadores.
Síntesesobre o capitalismo.
A historia do filme se da no norte da Belgica, no auge da revolução industrial. A historia mostra a exploração principalmente de mulheres e crianças, por serem mão de obra mais barata, retrata as condições precárias em que o trabalhadores eram sujeitos na fabricas.
Marx defendia que o capitalismo terminaria na mão de poucos, e nessa pirâmide a base que é a força de trabalhodeterminaria uma verdadeira revolução, assim que a bse alcançasse o podr econômico e politico.
A chegada do padre foi o marco da revolução, como ele tinha ideias que eram contrarias aquela situação vivida em Aalst, com o acesso ao jornal católico, começou a publicar artigos que despertava a população a lutar pelos direitos que tinha.
Os donos do capital, dos meios de produção, das fabricas,começaram ver que o padre traria problemas para a economia da época e decidiram procurar a igreja para que ele fosse removido para um outro local sem que pudesse dissiminar as suas ideias revolucionarias, mas a igreja se furtou da sua responsabilidade social, moral e ética dos ensinamentos que de Jesus e além de ter uma pregação que favorecia essa exploração ainda apoiava os capitalistas no seu ato...
tracking img