Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMC UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES















BANCO ITAÚ

















MOGI DAS CRUZES
2013

UMC UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Adriana
Aline
Bruna
Caroline
Fabio
Gustavo
Katia
Patricia
Regina
Roberto
Vilma



















MOGI DAS CRUZES
2013“Dedicamos esse trabalho a nossos pais e mestres que nos ajudaram a chegar a onde estamos”.




































“Agradecemos a nossa família e a todos que participaram desta etapa em nossa vida”.

SUMÁRIO



1. Capital Intelectual

2. Capital Humano

3. Capital Estrutural

4. Capital de Mercado

5. Gestão deConhecimento

6. Estagio para implantação da gestão do conhecimento

7. Educação Corporativa

8. O conhecimento, comportamento Organizacional e o processo decisório

9. Empresa

10. Histórico

11. Produtos e Serviços

12. Politica e Pratica de Recursos Humanos

13. Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento

14. Conclusão

15. Referências

16. AnexosINTRODUÇÃO


OBJETIVO



Tem a finalidade de demonstrar a importância do capital intelectual para as organizações, uma riqueza tão importante e crucial quanto o capital estrutural.

JUSTIFICATIVA



Trabalho realizado da disciplina de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento, para a obtenção de nota parcial M2.

CAPITAL INTELECTUAL

Quando falamos da palavraCapital, pensamos em valores, em recursos. Na empresa a palavra capital é representada pelo conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Este capital pode ser dinheiro, imóveis, veículos, promissórias a receber, etc. 
O Capital é de extrema importância quando se deseja abrir uma empresa, ele será o recurso inicial para a sua constituição e formação, podendoser composto de capital de terceiros quando constitui a parte da empresa que deve a terceiros e capital próprio que poderão ser originados de duas fontes: recursos do proprietário sendo denominado de capital inicial e o capital proveniente do crescimento da empresa que seriam os lucros, e futuramente esses lucros seriam transformados em reservas.
O Capital Intelectual é o conjunto de informaçõese conhecimentos encontrados nas organizações, onde agregam ao produto e/ou serviços valores mediante a aplicação da inteligência, e não do capital monetário.
Devido a sua grande representatividade nas empresas, o Capital Intelectual não deve ser subestimado e nem utilizado de forma ineficiente, acarretando em um gerenciamento ineficaz, mas, investido, incentivado para assim trazer à empresa bonsnegócios e melhor rentabilidade.
O QUE É CAPITAL INTELECTUAL?
 
A aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, pois a materialização da utilização desse recurso, mais as tecnologias disponíveis e empregadas para atuar num ambiente globalizado, produzem benefícios intangíveis que agregam valor às mesmas.
Se já sabemos o que é capital e associarmos à palavraintelectual, podemos perceber que são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas. Mas, a definição de Capital Intelectual abrange vários elementos intangíveis, além do próprio Capital Humano.
Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos que os autores Edvinsson e Malone (1998:9) relacionam como:
 -   Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise,  poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.  
-   Capital  estrutural: inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apoia a produtividade dos empregados.
-   Capital de clientes: envolve o relacionamento com clientes e tudo o...
tracking img