Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FJN – FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE
ALUNO: WANDENBERG BARBOSA LUCENA
PROFESSORA.: NAILE
DISCIPLINA: TCC1















CAPITAL INTELECTUAL
O DESAFIL DA CONTABILIDADE NO ADVENTO DO CONHECIMENTO

























Juazeiro do Norte – CE
2012
RESUMO

O capital intelectual tem se tornado o principal recurso para o contínuo desenvolvimento dasorganizações. Em função das mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, a sociedade tem buscado novos conhecimentos e novos valores que estão fazendo parte dessa nova fase global. A sociedade está percebendo, através das mudanças, que para sobreviver no mercado competitivo é preciso participar de todo processo evolutivo, buscando estar devidamente qualificado e proporcionar melhoresresultados a essa nova estrutura organizacional que tem privilegiado o capital intelectual. O artigo apresenta conceitos, características e considerações sobre a importância do capital intelectual e seus benefícios para as organizações na era do conhecimento.



PALAVRAS-CHAVE: Indivíduos; valores; mudanças; intangíveis; goodwill.
Introdução

Diante de um mundo globalizado, temos umasociedade que anseia por conhecimentos através de uma constante, por ser de imperiosa necessidade para a obtenção de resultados satisfatórios nos empreendimentos, tanto pessoais quanto profissionais. As organizações, na busca da solidificação para que possam se perpetuar em suas atividades, deparam com a necessidade de possuírem cada vez mais e melhor o capital que só é formado através doconhecimento, é o chamado capital intelectual. Ao detentor deste poderoso demarcador de mercado cabe a utilização de forma proveitosa para que possa estar no âmbito do mercado internacional e expor o seu diferencial, já que a moeda poderosa deste século é o conhecimento, que se obtém através da busca contínua em aperfeiçoar o que já foi adquirido e enveredar-se por caminhos até o momento desconhecidos,através da pesquisa.
Em todas as regiões, o Capital Intelectual é responsável pelos resultados obtidos por uma sociedade que através do mesmo tem a possibilidade de transformar a realidade local de modo proveitoso para os indivíduos. Este Capital não possui origem financeira, entretanto a sua utilização conduz a resultados financeiros que são revertidos em benefícios para a humanidade,atendendo desde as necessidades primárias a secundárias. Esse diferencial, denominado de Capital Intelectual, vem agregar valor aos produtos e ou serviços, valorizar o ser humano e, conseqüentemente, as entidades, mediante a ampliação do conhecimento humano. Como “a Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões” (MARION, 2003, p. 23), é de suma importância seuengajamento nesse processo de mudanças para, através de seus relatórios, evidenciar o verdadeiro valor de uma empresa.
Pois, sabe-se que as formas de informações e os tipos de usuários têm mudado substancialmente, a Contabilidade tradicional tem tido dificuldades para fornecer informações qualificadas e diferenciadas condizentes com a realidade das empresas. Essas mudanças têm ocorrido em função datecnologia da informação e das telecomunicações, onde novos mercados e serviços têm sido criados, surgindo um novo cenário, a era da informação.
Assim, o objetivo desse trabalho é o de apresentar o conceito do Capital Intelectual e identificar sua importância e seus benefícios para as empresas num mercado competitivo.
Capital Intelectual
O desafio da contabilidade no advento doconhecimento

É significativa a importância adquirida pelo conhecimento como um dos principais fatores de geração de riqueza e valor das organizações. O novo papel exercido pelo conhecimento e pelo capital intelectual no desenvolvimento das atividades organizacionais, tem sido cada vez mais freqüente no mundo corporativo e diz respeito à existência de uma significativa diferença entre o valor de...
tracking img