Capital Intelectual o bem intang vel com diferencial no mercado globalizado

2857 palavras 12 páginas
Capital Intelectual: o bem intangível como diferencial no mercado globalizado.

Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e ressaltar a importância do Capital Intelectual, na forma de avaliação do patrimônio empresarial, apresentando algumas formas de avaliação desse bem intangível. A pesquisa foi de caráter bibliográfico, onde demonstrou a importância da evidenciação desse tipo de bem no patrimônio das empresas, como um diferencial de mercado, principalmente no contexto globalizado atual. Existem diversas formas de mensuração desse ativo, não existe uma forma ideal, aceita no meio empresarial. Porém, é necessária a utilização de uma das formas de mensuração, pois a avaliação e demonstração desse ativo tornaram-se um diferencial de mercado para as organizações.
Palavras-chaves: Capital Intelectual, Ativo Intangível, Conhecimento.

1 Introdução
Houve um período que a avaliação do patrimônio de uma empresa era feito através dos bens tangíveis, daquilo que podia visualizar, era palpável, mas com as constantes mudanças ocorridas no mercado, à globalização, esses bens tangíveis tornaram acessível para qualquer empresa, portanto, voltou-se para descobrir que diferencial as empresas utilizariam para obter vantagem sobre seus concorrentes, o que seria necessário para diferenciar-se no mercado globalizado. A contabilidade ferramenta utilizada para gerar informações econômicas e financeiras para a tomada de decisão evoluiu nas formas de gerar estas informações, dentre estas novas formas, algo que está em questionamento e ainda não há uma forma adequada de ser mensurada, está o Capital Intelectual.
O Capital Intelectual é constituído de pessoas que fazem parte de uma organização, que significa talentos mantidos e desenvolvidos. Um capital invisível composto de ativos, onde as contabilidades tradicionais, não visualiza, preocupando unicamente com ativos tangíveis e físicos. Mas deverá demonstrar que o valor de mercado das organizações não será mais apenas de seu

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas