Capital humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA MACHADO DE ASSIS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS



GESTÃO DO CAPITAL HUMANO



Camilla Freitas
Lígia Lorentini

Professor: Julio CesarCuritiba
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 GESTÃO DO CAPITAL HUMANO 4
3 CONCLUSÃO 5
4 REFERÊNCIAS 6

1. INTRODUÇÃO

A teoria do capital humano foi incorporada na moderna teoriaeconômica por Jacob Mincer, e popularizada por Theodore Schultz e Gary Becker nas décadas de 1950 e 1960. A idéia fundamental da teoria é que o trabalho não é apenas um fator de produção e deve serconsiderado um tipo de capital: o Capital Humano.
Segundo Chiavenatto: “Nos dias de hoje ter pessoas não é suficiente para a empresa, muitas empresas tem um monte de gente trabalhando, mas não tem capitalhumano, ela precisa ter talento”.
As empresas precisam ter talentos em vez de pessoas, pois o talento faz a diferença, o valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da empresa. O talento éa competência, a qualificação, o preparo, a motivação, e se juntarmos todos estes talentos teremos o Capital Humano. E hoje o capital humano de uma empresa tende a ser tão valorizado quanto os seusativos financeiros.
Esse capital é mais produtivo quanto maior for sua qualidade, e esta qualidade é dada pela intensidade de treinamento técnico, científico e gerencial que cada trabalhador adquire aolongo de sua vida. Assim, a melhoria da qualidade do capital humano melhora o desempenho individual do trabalhador e, conseqüentemente sua remuneração, contribuindo assim para a geração de riqueza ede crescimento econômico. 

2. GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

Investir no desenvolvimento e retenção do Capital Humano tem sido prioridade nas grandes empresas que reconhecem que seus recursoshumanos são o principal ativo. As empresas sabem que cada vez mais estão precisando de gente qualificada, precisando de talentos.
Mas não basta somente ter talentos, a empresa tem que investir nestes...
tracking img