Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Capital de Giro?

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demaiscustos e despesas operacionais.

Posemos observar, conforme o próprio nome indica, que o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, como se fosse o sistema circulatório no corpo humano.

Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, podemos concluir que:
-Todaempresa que vende a prazo, precisa de recursos para financiar seus clientes.
-Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias, precisam de recursos para financiar estoques.
-Quadro a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadoria), significa que os fornecedores financial parte ou a totalidade do estoque.
-Quando a empresa tem prazo para pagar as despesas (impostos,energia, salários e outros gastos), significa que a parte ou totalidade dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.

A interpretação das situações acima nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro.










Como funciona o CDG na prática?

Ao abrir um negócio, você precisa dedinheiro para transformá-lo em realidade. Você precisa de dinheiro para alugar ou comprar o local, para mobília, equipamentos e suprimentos, para pagar profissionais como advogados e contadores e também para continuar a pesquisa e o desenvolvimento do seu produto ou serviço. Você também pode precisar de dinheiro para pagar funcionários. Há vários lugares onde se pode conseguir o montante que um novonegócio precisa, mas antes é preciso pensar sobre que tipo de financiamento será melhor para você e sua empresa.

Exemplo simples do funcionamento do capital de Giro:

A empresa “ABC” possui um capital de Giro de valor “X”, este capital, de inicio servirá para aquisição de materiais primários e secundários (Matéria prima, canetas, papéis, produtos de limpeza e etc) junto aos fornecedores.Este material será armazenado na empresa até que o setor de vendas junto ao departamento de PCP passe o pedido para produção, para dar inicio a fabricação do produto final. O Capital de Giro será acionado novamente para a organização conceber as condições do cliente efetuar um pagamento parcelado, na prática o CDG estaria mantendo a empresa até que este pagamento seja concluído e o dinheiro retorneao caixa.




















Conceitos de Capital de Giro

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) tem uma grande importância pelo fato de fornecer informações das atividades operacionais, decisões tomadas pela alta gerencia e a forma de financiamento das aplicações de recursos.
A NCG esta diretamente ligada ao ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, anecessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira. Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas.
O correto dimensionamento danecessidade de capital de giro é um dos maiores desafios do administrador financeiro. Elevado volume de capital de giro irá desviar recursos financeiros que poderiam ser aplicados nos ativos permanentes da empresa. Todavia, capital de giro muito reduzido restringirá a capacidade de operação e de vendas da empresa. A necessidade de capital de giro pode ser estimada de dois modos:
Com base no ciclo...
tracking img