Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capital
Capital social é o valor dos bens ou o dinheiro com que os sócios contribuem para uma empresa sem direito de devolução.
Posto isto, o capital social outorga aos sócios direitos podendo variar consoante a sua participação, constituindo uma garantia para com terceiros. Trata-se de um valor estável, ainda que os resultados negativos possam levar à falência. Neste caso, a empresa dispõe dosrecursos necessários para fazer frente às suas obrigações para com terceiros.
Por outro lado, o capital social é um passivo (dívida) da sociedade perante os sócios. Para reverter à situação, deve-se seguir uma série de procedimentos jurídicos. Convêm fazer a diferença entre as noções de capital social, património social (a totalidade de ativos e passivos da sociedade) e patrimônio líquido (adiferença efetiva entre os ativos e os passivos).

Conceitos de Capital

Capital Social: É a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido (PL).
Capital Próprio: São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais.
Capital de Terceiros:Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível (PE)
Capital Realizado: Corresponde ao valor dos recursos entregues pelos sócios e à disposição da entidade (em caixa, nos bancos, em imóveis, etc).
Capital a realizar: É o capital com que a entidade foi registrada mas que por algum motivo ainda não foicolocado totalmente à disposição da entidade.  Com o desenrolar dos negócios, este capital será posto à disposição da entidade, seja através de dinheiro ou outros bens.
Capital Total a Disposição da Empresa: Corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ativo da entidade.

Risco Financeiro
Risco financeiro é a possibilidade de perda ou ganho dedinheiro em um investimento em virtude de fatos imprevisíveis que pode ocorrer, alterando assim o valor de bens, crédito e patrimônio. Tal possibilidade é compensada com os juros, visando obter lucros.

Ativo Circulante
É o primeiro grupo de contas do Ativo. A recomendação legal de que os bens e direitos sejam classificados no Ativo na ordem de grau de liquidez decrescente faz com que, no AtivoCirculante, estejam posicionados, após o disponível, os itens que se converterão em dinheiro mais rapidamente. O Ativo Circulante é o grupo de maior liquidez no ativo da empresa.

Ativos Circulantes mais importantes
Caixa: Inclui dinheiro, bem como cheques em mãos, recebido e ainda não depositado, pagável irrestrita e imediatamente. Normalmente o saldo do caixa pode estar registrado na empresaatravés de uma ou de diversas contas, dependendo de suas necessidades operacionais e locais de funcionamento.
Títulos Negociáveis: Essas aplicações são muito importantes para as empresas, particularmente devido aos efeitos inflacionários causados aos recursos mantidos em caixa e bancos.
Duplicatas a Receber: As contas a receber representam, normalmente, um dos mais importantes ativos das empresasem geral. São valores a receber decorrentes de vendas a prazo, de mercadorias e serviços a clientes.
Estoque: Os estoques estão representados basicamente por: mercadorias para revenda, produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, almoxarifado, importações em andamento e adiantamentos a fornecedores de estoques.
Fornecedores: São as compras a prazo de matérias-primas a seremutilizadas no processo produtivo (indústrias), ou mercadorias a serem destinadas a revenda (comércio).
Provisões: Provisão é uma estimativa de perdas de ativos ou de obrigações reconhecidas na apuração do resultado em virtude de observância do regime de competência, mas cujo valor ainda não está determinado.

Passivo Circulante
São as obrigações à curto prazo, ou seja, aquelas que deverão ser...
tracking img