Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORRELAÇÃO ENTRE A NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E INDICADORES DE DESEMPENHO DAS EMPRESAS

CORRELATION AMONG THE WORKING CAPITAL NEED AND PERFORMANCE INDICATORS OF COMPANIES

Roberto Carlos Klann¹
Lucimari Rubik²
Bianca Weyermanns Melo²



RESUMO
O presente trabalho trata de um estudo sobre a necessidade de capital de giro (NCG) das empresas listadas na Bovespa, do setormetalúrgico, e sua possível relação com outros indicadores de desempenho, como liquidez, endividamento e rentabilidade. O objetivo do artigo é analisar a correlação entre a necessidade de capital de giro e indicadores de desempenho dessas empresas, a fim de verificar se empresas com elevada NCG apresentam indicadores de desempenho satisfatórios ou não. A metodologia de pesquisa utilizada pode sercaracterizada como pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Os resultados apontam que a NCG apresenta coeficiente de correlação mais elevado em relação aos indicadores de endividamento e rentabilidade, embora ainda não significativos estatisticamente, apresentando fraca relação com o indicador de liquidez corrente. Conclui-se que empresas com elevada NCG não apresentarão necessariamenteindicadores satisfatórios de liquidez, endividamento e rentabilidade, assim como empresas com reduzida NCG não apresentarão indicadores insatisfatórios de liquidez, endividamento e rentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Capital de giro. Indicadores de desempenho. Empresas listadas na Bovespa. Setor metalúrgico.

ABSTRACT
This paper treats of a study about the need of working capital (NWC) of theBovespa listed companies, of the section metallurgist, and your possible relationship with other performance indicators, as liquidity, liability and profitability. The objective of the article is to analyze the correlation between the working capital need and performance indicators of these companies, in order to verify companies with high NWC presents satisfactory performance indicators or not. Themethodology of used research can be characterized as research descriptive, documental and with quantitative approach. The results point that NWC presents higher correlation coefficient in relation to the liability indicators and profitability, although not yet statistical significant, presenting weak relationship with the indicator of average liquidity. The conclusions appear that companies withhigh NWC won't necessarily present satisfactory indicators of liquidity, liability and profitability, as well as companies with reduced NWC won't present unsatisfactory indicators of liquidity, liability and profitability.

KEY-WORDS: Working capital. Performance indicators. Bovespa listed companies. Section metallurgist.

1 Introdução

Na conjuntura atual as empresas enfrentam um mercadoturbulento, repleto de incertezas, caracterizado por taxas de juros elevadas, oscilações internas e externas na demanda. Frente a isto, lhe são exigidas diversas mudanças, tanto na área financeira, quanto humana, tornando-se importante para as empresas uma administração eficiente e eficaz de suas finanças, enfatizando o capital de giro.
Entender como a administração eficiente e eficaz do capitalde giro pode auxiliar as empresas, em relação aos seus indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade, pode proporcionar aos gestores e controllers subsídios para melhor administrarem seus recursos, objetivando a maximização dos resultados de suas organizações.
Este trabalho procura demonstrar a média do ciclo operacional e de caixa do setor metalúrgico das empresas S/A de capital aberto,além de analisar a relação da necessidade de capital de giro destas empresas com outros indicadores de desempenho.
Diante do exposto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a necessidade de capital de giro das empresas S/A de capital aberto no setor metalúrgico, e sua correlação com indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade.
O trabalho está estruturado em cinco capítulos....
tracking img