Capitaes da areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitães da Areia
Jorge Amado
“A mãe do Gato morrera cedo. Era uma mulher frágil e bonita. Também tinha as mãos maltratadas, que esposa de operário não tem manicura. E era dela também aquele gesto de remendar as camisas de Gato, mesmo nas costas de Gato. A mão de Dora o toca de novo. Agora a sensação é diferente. Não é mais um arrepio de desejo. É aquela sensação de carinho bom, de segurançaque lhe davam as mãos de sua mãe. Dora está por detrás dele, ele não vê. Imagina então que é sua mãe que voltou. Gato está pequenino de novo, vestido com um camisolão de bulgariana e nas brincadeiras pelas ladeiras do morro o rompe todo. E sua mãe vem, faz com que ele se sente na sua frente e suas mãos ágeis manejam a agulha, de quando em vez o tocam e lhe dão aquela sensação de felicidadeabsoluta.”


1. O trecho acima, da obra "Capitães da Areia", de Jorge Amado, revela-nos um narrador:
a) personagem protagonista.
b) onisciente.
c) personagem secundário.
d) observador.
e) personagem testemunha.

“Nunca tivera família [o Sem-Pernas]. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, umdia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u'a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria nasaleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A perna coxa se recusava a ajudá-lo. E a borracha zunia nas suas costas quando o cansaço o fazia parar. A princípio chorou muito, depois, não sabe como, as lágrimas secaram. Certa hora não resistiu mais, abateu-se no chão. Sangrava. Ainda hoje ouve como os soldados riam e como riu aquele homem de colete cinzento que fumava um charuto.”

2.No trecho acima, da obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, podemos perceber que a ação está no:
a) presente do narrador.
b) pretérito imperfeito do narrador.
c) pretérito perfeito do narrador.
d) futuro do presente do narrador.
e) futuro do pretérito do narrador.

“Pedro Bala sentiu uma onda dentro de si. Os pobres não tinham nada. O padre José Pedro dizia que os pobres um dia iriam parao reino dos céus, onde Deus seria igual para todos. Mas a razão jovem de Pedro Bala não achava justiça naquilo. No reino do céu, seriam iguais, mas já tinham sido desiguais na terra. A balança pendia sempre para um lado.”

3. No trecho acima, do romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, o personagem Pedro Bala
a) concorda com justiça divina pregada pelo padre José Pedro e só por isso aceitaa presença do padre entre os Capitães da Areia.
b) compreende que os ricos têm seus próprios sofrimentos na terra e, no céu, Deus diminui o sofrimento tanto dos pobres quanto dos ricos.
c) não reduz o sofrimento apenas à ausência de bens materiais.
d) demonstra a convicção de que Deus é justo no céu, mas não é justo na terra.
e) entende que, mesmo com a igualdade no céu, não haverá justiça,porque muitos viveram bem na terra e também viveriam bem no céu.

“Agora levavam Aninha para sua casa. A noite em torno era tormentosa e colérica. A chuva os curvava sob o grande guarda-chuva branco da mãe-de-santo. Os candomblés batiam em desagravo a Ogum e talvez num deles ou em muitos deles Omolu anunciasse a vingança do povo pobre. Don'Aninha disse aos meninos com uma voz amarga:
– Nãodeixam os pobres viver... Não deixam nem o deus dos pobres em paz. Pobre não pode dançar, não pode cantar pra seu deus, não pode pedir uma graça a seu deus – sua voz era amarga, uma voz que não parecia da mãe-de-santo Don'Aninha. – Não se contentam de matar os pobres a fome... Agora tiram os santos dos pobres...”

4. Assinale a alternativa correta, considerando o trecho acima do romance “Capitães...
tracking img