capita feticha IV capitulo

1138 palavras 5 páginas
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Minayo MSC, Assis SG, Njaine K. Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do 'ficar' entre jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2011.
Luciana Mangas de Araújo
Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A consciência sobre a violência social nos últimos anos trouxe à luz um dos mais importantes desafios para a saúde pública do século XXI. Vários tipos e formas deste fenômeno têm sido objetos de estudo. Mas, apesar de ter grande relevância social, a violência nos relacionamentos íntimos dos jovens é um tema ainda recente na literatura científica.
O livro Amor e Violência: um paradoxo das relações de namoro e do 'ficar' entre jovens brasileiros se destaca por sua grande abrangência nacional. Organizado por Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine, é fruto de uma colaboração de vários pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com adolescentes de 15 a 19 anos, de escolas públicas e particulares em dez capitais brasileiras. O principal objetivo deste estudo foi gerar conhecimento estratégico sobre o tema da violência no namoro e no 'ficar' dos adolescentes brasileiros, visando à democratização das relações de gênero.
Segundo os autores, o tema é considerado hoje de grande importância nos estudos internacionais com dois intuitos principais: para melhorar as experiências afetivo-sexuais entre os jovens e para prevenir a violência conjugal. O livro apresenta um panorama da realidade dos adolescentes brasileiros quando se trata de suas relações afetivo-sexuais e todos os aspectos relacionados ao tema e traz um interessante mosaico de diversos pontos de vista

Relacionados