CAPII Magazine Luiza revisado

4596 palavras 19 páginas
Capítulo II
O sucesso dentro das Organizações

Atributo inato do homem, que gera características próprias e individuais em níveis diferentes em cada pessoa, segundo Abraham Maslow (1908-1970), a motivação é um conjunto de fatores psicológicos que impulsiona os seres humanos a agirem de determinada maneira na conquista de objetivos e realização de ideais.
Manifestando-se em qualquer situação da vida, seja no campo pessoal, profissional ou espiritual, ela é estimulada de acordo com as prioridades internas de cada um e depende desse conteúdo particular, durando enquanto a necessidade interior não for suprida.
No âmbito profissional, essa força está relacionada às necessidades de trabalho, de reconhecimento, de crescimento e valorização das habilidades voltadas para a empresa, o que, quando concretizadas, proporciona uma sensação de satisfação e segurança nos indivíduos.
Mas, por que é necessário estar motivado? Segundo teóricos motivacionais Maslow (1943) e Alderfer (1969) o homem que vive em sociedade precisa e depende de outras pessoas para sobreviver, o que gera nele um conjunto de necessidades. Ou seja, quanto mais motivado estiver o grupo de convívio, planejando caminhos e traçando metas para o desenvolvimento próprio ou da empresa, mais motivadas ficarão as pessoas que trabalham diretamente com esse grupo. Motivação chama motivação.
A realização de uma atividade na qual o profissional gosta é um dos caminhos para esse sucesso interior. Há muito, acreditava-se que trabalho e felicidade eram coisas incompatíveis. Hoje, especialistas no assunto como Leila Navarro (2005) e Paulo Araújo (2006), afirmam que quando as pessoas fazem as atividades que gostam elas são mais felizes e trabalham mais motivadas, o que resulta em autoconhecimento, melhoria da qualidade de vida e dos serviços e aumento da produtividade.
O ambiente em que vivemos interfere na motivação, pois é através dele que se torna possível satisfazer grandes necessidades. Porém, é importante compreender

Relacionados