Capelania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPELANIA HOSPITALAR - INTRODUÇÃO
www.capelaniahpdg.com

INTRODUÇÃO

Rev. Eudoxio Santos

Ao visitarmos um enfermo no hospital, estamos visitando o próprio Senhor Jesus, que disse: "... Estive enfermo e, me visitastes;... sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes"(1)

O sofrimento, a dor, a enfermidade e o momento de crise destespequeninos irmãos, justificam a presença do cuidado pastoral no campo da saúde e solicita como um facho de luz. Como amigo e irmão nas mesmas estradas da vida, como companheiro do momento da dúvida e da necessidade, como Cristo, que na estrada de Emaús, enquanto os discípulos “conversavam sobre aquilo que havia acontecido... juntou-se a eles e pôs-se a acompanhá-los”. Visitar é, portanto, o ato dejuntar-se a uma pessoa em crise com o objetivo de fortalecê-la, consolá-la e acompanhá-la no momento difícil.

Encontramos exemplo de "visitação" já no Jardim do Éden, quando Deus passeava e visitava a Adão e Eva(2). Assim sendo, "visitar" foi uma ação que começou com nosso Deus, o qual também visitou a Israel varias vezes de forma direta: Abrão(3), Sara(4), Moisés(5), Josué(6), Gideão(7), Samuel(8),Isaías, Jeremias(9).

A visita divina ao seu povo se tornou completa com a vinda de Jesus Cristo na plenitude do tempo(10). No Evangelho de Mateus lemos: “Eis que a virgem conceberá, e dará á luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus é Conosco“(11). No Evangelho de João temos o relato da visita quando “o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e deverdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito filho de Deus.”(12). Este Verbo divino nos disse que não veio para os sãos, mas para os doentes(13) e ainda nos diz “ eu irei e lhe darei saúde”(14). Então, a visita de Deus através de Jesus Cristo é fundamental para toda a humanidade porque através dela temos a saúde eterna.

O Senhor Jesus também treinou seus discípulos para quevisitassem(15) e deu seu exemplo quando foi a casa de Zaqueu(16), quando visitou com Tiago a casa de Pedro(17). E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram Dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servi-os.” e mesmo quando visitou a casa do principalda sinagoga(18). Convém também lembrarmos que o primeiro milagre foi numa casa, quando o Mestre transformou a água em vinho(19).

Por todas estas evidências percebemos que Jesus dava enorme importância à visitação dos enfermos, fato provado quando ele disse: “estava enfermo e me visitaste...”(20). Este ato cristão de "visitar" também era percebido na Igreja Primitiva, Paulo foi convidado a ir acasa de Lídia (21), Paulo e Silas foram a casa do carcereiro (22), Pedro foi visitar a casa do centurião Cornélio por ordem divina(23).

Precisamos como Igreja do Senhor, levar uma palavra de paz para as pessoas que vivem enfermas, sobrecarregadas e oprimidas. Precisamos anunciar o amor e o zelo de Deus pelas suas vidas. Imitando a Jesus Cristo que sempre ouvia o clamor dos enfermos(24).

Oamor que moveu Jesus a morrer por nós, será o principal elemento a mover-nos neste ministério de apoio e consolação aos enfermos.

Portanto, visitar e confortar são:
Empatizar com os que sofrem,
Levar uma palavra de esperança aos desesperados,
Dizer que vale a pena viver apesar das dificuldades existentes na vida.
Amar a Deus e ao próximo.
Levar alguém a ter alegria de aceitar o que é e, seconformar, com o que tem.
Fazer uma vida feliz e ser feliz também.
Compartilhar o amor, a paz e realização que Deus nos dá.
Excluir da nossa vida as palavras: Derrota e Desesperança.
Levar aos pés de Cristo, toda causa dos oprimidos, amargurados, desesperançosos.
Compartilhar com alguém, que o sofrimento, as dificuldades da vida é um meio pelo qual crescemos em direção Deus, do próximo, e de...
tracking img