Capela padre faria, ouro preto - mg

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2013
CAPELA PADRE DE FARIA, OURO PRETO - MG

História da Arquitetura e da Cidade no Brasil I
Professora Marilia M. B. T. Vale
Aluna Karina Lee Arévalos


Também conhecida como capela de NossaSenhora dos Rosários dos Brancos, hoje é propriedade da arquidiocese de Mariana. Localizada em uma elevação dentro de um grande vale, valorizando sua edificação, se destaca pela fachada externa simples eambiente interno de extremo requinte.
Não se sabe a fundação desta igreja, o que se acredita ser em 1750, data gravada no sino, ou 1758, data gravada na grande cruz externa a capela, seu arquiteto édesconhecido, não sendo fundada pelo padre João de Faria de Fialho. Abrigou a Confraria dos Brancos do Rosário, em 1740, que foram expulsos da Irmandade do Rosário pela maioria dos negros. Estes, porsua vez, acabaram por construir a Igreja de Santa Efigênia. 



Uma grande cruz pontificial ou papal, de três braços, esculpida em arenito, se localiza no primeiro plano com acesso ao pequenoadro.Origem da cruz papal de origem desconhecida. Em tese de Diogo de Vasconcellos (A Arte em Ouro Preto, Edições da Academia Mineira, 1934), a peça foi erguida para comemorar os privilégios e graçasespeciais à capela, concedidas pelo papa da época.O cruzeiro é de uma execução perfeita haste principal, todos os trabalhos de talha e encaixes são impecáveis. Há mais de dois séculos lá se mantém atéhoje.
Fachada lisa e simples dentro do tradicional das capelas mineiras: porta e duas janelas laterais rasgadas com balaustres.
Capela construída em alvenaria de pedra, com elementos de cantaria queornam o portal, encimada por cimalha detalhada e com porta almofadada.

As duas janelas são enquadradas de cantaria, com pequena cimalha, óculo circular na empena e cunhais de cantaria coruchéus.Telhado em duas águas e uma cruz de pedra sobre base pequena no vértice da empena.


Dois altares no interior, retábulos dourados na nave, teto decorado com uma pintura de coroação da virgem Maria,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa ouro preto mg
  • Relatorio de visita ouro preto mg
  • PRINCIPAIS IGREJAS DE OURO PRETO
  • História de Ouro Preto, Mariana e Tiradentes
  • ouro preto
  • Ouro preto
  • Goiabada de são bartolomeu/mg – patrimônio imaterial de ouro preto
  • ouro preto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!